Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil alerta sobre golpe da troca de cartão; veja como se proteger

Os golpes têm sido cada dia mais frequentes e ao mesmo tempo em que modernizam, tornam-se mais simples e imperceptíveis. Você já ouviu falar do golpe da troca de cartão? Parece um truque bobo, mas infelizmente é muito frequente e tem prejudicado várias pessoas.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil disponibiliza Guia de Segurança Digital para seus clientes

Buscando proteger seus clientes, o Banco do Brasil publicou um alerta em sua conta oficial no Twitter, com dicas de como evitar ser vítima desse golpe:

Como ocorre o golpe e como se proteger

Os golpistas se aproveitam de situações cotidianas, como o uso da maquininha de cartão, em especial em comércios informais ou mesmo na movimentação nos caixas eletrônicos, para aplicar o golpe.

Esses bandidos, se passam por vendedores e ficam atentos quando você insere a sua senha na maquininha de compra ou se aproveitam de alguma distração para que, sem perceber, digite-a no campo do valor.  Assim, conseguem memorizar a sua senha e depois, na hora de devolver o cartão, o trocam por um similar. Você só vai perceber a troca ao usá-lo novamente.

Eles atuam da mesma forma nos caixas eletrônicos, geralmente são desconhecidos que oferecem ajuda. O golpista se aproveita de alguma dificuldade ou distração para pegar rapidamente o cartão e o substitui por um parecido, sempre observando você digitando a senha, com o intuito de decorá-la.

Por isso, ao realizar pagamentos:

  • Insira você mesmo o seu cartão na maquininha e nunca o perca de vista;
  • Não permita que observem a senha enquanto você digita;
  • Verifique se o valor digitado corresponde ao valor da compra;
  • Confira se o cartão devolvido é o seu;
  • Peça e confira sempre o recibo e se algo estiver errado, solicite o cancelamento da operação.

Ao utilizar caixas eletrônicos:

  • Não aceite ajuda de desconhecidos. Procure sempre um profissional identificado;
  • Fique atento aos olhares curiosos;
  • Ao finalizar a operação, verifique se o cartão devolvido é mesmo o seu.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com