Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco PAN sofre ataque hacker e dados dos clientes vazam; o que fazer?

O Banco PAN sofreu uma invasão hacker na qual vazaram informações dos usuários de cartões de crédito da instituição na madrugada de quinta-feira (14). Diante disso, as informações de mais de 13 milhões de clientes podem ter vazado para criminosos. Confira todos os detalhes do que foi exposto e como se proteger.

É provável que você também goste:

Banco PAN aposta em novo app engajando cliente com sua real necessidade

O que é o golpe da falsa central de atendimento? Como se proteger?

FGTS: apps falsos aplicam golpe em usuários que consultam saque extraordinário

Banco PAN sofre ataque hacker e dados dos clientes vazam

Em suma, o ataque hacker expôs dados como nome, CPF, data de nascimento, número do cartão, fatura e limite de crédito. De acordo com o banco, os hackers copiaram os dados dos clientes, entretanto não tiveram acesso às contas.

O banco explicou ao Jornal Extra que localizou uma vulnerabilidade no sistema usado pelo call center, o que permitiu que o ataque acontecesse. O Banco Pan diz que nenhuma transação monetária foi feita nessa invasão e que as contas correntes estão seguras. De acordo com o banco, a falha foi corrigida, e as autoridades policiais foram notificadas.

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não há punições específicas para o vazamento de dados via ataque cibernético. Entretanto, se o cliente sofrer algum dano com o ataque virtual, pode acionar, na justiça, a empresa responsável para solicitar uma reparação.

O que fazer em caso de dados vazados?

A principal orientação é estar atento à contratação de serviços e empréstimos desconhecidos no seu nome. Além disso, é importante desconfiar de cobranças ou de avisos repentinos por mídia física, ou digital.

De acordo com Emilio Simoni, o executivo-chefe de segurança da PSafe, empresa de segurança cibernética, “Todos precisamos ficar atentos às nossas contas bancárias. É possível que surjam empréstimos, contratação de serviços, compras e até acessos não-autorizados em nosso nome. Estamos todos à mercê dos cibercriminosos”. 

Por fim, Simoni orienta a nunca clicar em links que chegam via SMS, redes sociais e aplicativo de mensagem.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Piscine26 / Shutterstock.com