Boleto falso: veja o que fazer caso tenha sido vítima desse golpe
Aumento da fraude em boletos bancários no Brasil é alarmante. Aprenda a identificar e se proteger desses golpes
O golpe do boleto falso é um problema seríssimo no Brasil, bem como em todo o mundo. A técnica desonesta usada por criminosos tem prejudicado muitos consumidores. Um recente estudo conduzido pela Serasa Experian mostrou que mais da metade das tentativas de fraude (51,5%), em junho, ocorreram no setor de “Bancos e Cartões”. Em média, há uma nova ocorrência a cada 6,6 segundos.
Em um mês como o de julho, o Brasil teve mais de 785 mil tentativas de fraude, um aumento de 3,4% em comparação ao mês anterior. Após “Bancos e Cartões”, os setores mais afetados foram “Serviços” (27,8%), seguido por “Financeiras” (15,8%), “Varejo” (3,6%) e “Telefonia” (1,4%).
Quais os golpes mais comuns em boletos bancários?
A fraude em boletos pode acontecer de várias formas. Entre as mais comuns temos:
- Boletos falsificados: nesse caso, os criminosos emitem um boleto e enviam às vítimas geralmente por email ou mensagem de texto. Embora possam parecer legítimos, estes boletos possuem informações falsas;
- Boletos adulterados: são boletos reais modificados pelos criminosos para alterar o destinatário ou o valor do boleto;
- Boletos duplicados: também são boletos reais, porém, já pagos. Dessa forma, eles são alterados pelos criminosos e enviados novamente na esperança de que a vítima pague novamente.
Como se proteger dessas fraudes?
Para evitar cair nessas fraudes, o consumidor precisa adotar algumas medidas de segurança. A primeira delas é verificar sempre as informações do boleto, como o número do código de barras, o valor do boleto, o beneficiário e se o email ou telefone que enviou o boleto é confiável.
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É fundamental também ter o cuidado de usar o Internet Banking para gerar boletos ou realizar pagamentos e não compartilhar informações pessoais ou financeiras com pessoas desconhecidas.
O que fazer se cair em uma fraude de boleto?
Em caso de suspeita ou identificação de fraude, é necessário tomar algumas providências. O primeiro passo é entrar em contato com o banco e informar o acontecido. Em seguida, é imprescindível registrar um boletim de ocorrência na polícia. Comunicar a empresa que deveria receber o pagamento do boleto também é crucial.
Diante dessas circunstâncias, torna-se inevitável a conscientização e a prevenção para evitar cair nesses golpes. Lembre-se: a segurança dos seus dados financeiros é essencial e merece atenção constante.
Imagem: Reprodução / w2z