Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se o leilão de imóveis é confiável? Confira antes de participar

Algumas informações devem ser verificadas em um leilão de imóveis para ter certeza sobre a segurança. Saiba mais!

Com a crescente demanda por casas ou apartamentos a preços mais acessíveis, o leilão de imóveis tradicionalmente organizado por instituições bancárias surge como uma alternativa viável. Com uma entrada mínima, qualquer pessoa interessada pode tentar a chance de adquirir um imóvel. 

As melhores oportunidades para quem busca um imóvel e dispõe de pouco dinheiro para dar de entrada estão nos feirões e leilões promovidos por bancos tradicionais. Dentre eles destacam-se a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Como garantir a segurança no leilão de imóveis?

Antes de participar de um leilão e investir seu dinheiro, é imprescindível ter certeza de que o site em que está navegando é seguro. Para averiguar esta informação, o usuário pode seguir algumas dicas. 

Primeiramente, verificar se o link do site contém “https:/” indica que a navegação é segura. Em segundo lugar, confira o endereço físico da operadora de leilão, seu CNPJ e o nome dos leiloeiros que a operam. 

Referente aos imóveis disponíveis para leilão, verifique se o endereço do imóvel que despertou seu interesse realmente existe. E, se sua descrição corresponde à cidade e estado sinalizados. Além disso, desconfie de pagamentos realizados em abas de instituições desconhecidas e também de preços muito abaixo do mercado. 

Um martelo de leilão e uma miniatura de casa ao fundo
Imagem: Billion Photos / shutterstock.com

Página Leilão Seguro 

Ainda, é válido checar, nos casos de leilões realizados por instituições financeiras que não são bancos, se o site possui o selo de Leilão Seguro. Se encontrar um site suspeito, é importante denunciá-lo nesta página para evitar que outras pessoas sejam vítimas de fraudes.

O processo para a obtenção do selo “Leilão Seguro” envolve uma rigorosa avaliação dos sites de leilão. A equipe do Leilão Seguro verifica a idoneidade de cada plataforma, verificando suas políticas de privacidade, certificados de segurança, licenças de operação e sua reputação perante os consumidores, além de outros critérios. 

Veja também:

Cancelamento de cartões do Itaú: veja como cancelar cartão do titular ou adicionais

Portanto, ao se deparar com o selo “Leilão Seguro” em um site de leilão de veículos, os consumidores podem ter a certeza de que estão lidando com uma plataforma segura e confiável.

Imagem: Billion Photos / shutterstock.com