Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como escolher a melhor opção de empréstimo?

Analise as vantagens e desvantagens de cada tipo de empréstimo e veja qual modalidade é a que mais atende suas necessidades!

Se você precisa de dinheiro emprestado para pagar dívidas, investir em um negócio ou comprar um bem de valor, por exemplo, é importante saber escolher a melhor opção de crédito disponível no mercado. 

Nesta matéria, vamos explicar como funciona um empréstimo. Além disso, iremos apresentar os tipos mais comuns, para que você possa escolher a melhor opção para o seu caso.

Tipos de empréstimo: vantagens e desvantagens de cada tipo

Existem vários tipos de empréstimo disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Abaixo, listamos os tipos mais comuns. Siga a leitura.

Empréstimo pessoal 

É um empréstimo feito para pessoas físicas. Normalmente, seu uso é para pagar dívidas, comprar bens de consumo ou para cobrir emergências. É uma opção rápida e fácil, mas tem juros mais altos do que outras modalidades de empréstimo.

Empréstimo consignado 

Trata-se de um tipo de empréstimo feito para servidores públicos, profissionais de empresas privadas credenciadas, aposentados e pensionistas do INSS.

Desconta-se o valor das parcelas diretamente na folha de pagamento ou no benefício. Vale ressaltar que os juros são mais baixos do que outras modalidades de empréstimo.

Empréstimo com garantia de imóvel 

Neste tipo de empréstimo, o imóvel do solicitante é usado como garantia. Tem juros menores do que outras modalidades de empréstimo. No entanto, é arriscado, pois se a pessoa não conseguir pagar as parcelas poderá perder o imóvel.

Empréstimo com garantia de veículo 

Nesse caso, usa-se o veículo do solicitante como garantia. Os juros são mais baixos do que em outras modalidades de empréstimo. Porém, esse tipo de empréstimo também é arriscado, pois, se o cliente não pagar o débito, corre o risco de perder o veículo.

Cartão de crédito

É um modelo de empréstimo rotativo. Ou seja, a pessoa pode usar o cartão de crédito para fazer compras e pagar depois. Dependendo das condições de compra, você pode encarar juros. Dessa forma, a dica é usá-lo com muita cautela.

Cheque Especial

O cheque especial é uma opção de empréstimo que permite ao cliente utilizar um limite pré-aprovado de dinheiro em sua conta corrente. Uma das principais vantagens do cheque especial é a facilidade de acesso. 

Por outro lado, o cheque especial também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é a alta taxa de juros, que costuma ser uma das mais elevadas do mercado financeiro

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com