Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como usar o cartão de crédito sem se complicar com as contas do começo do ano

Ter um cartão de crédito pode ser ótimo para parcelar compras grandes ou mesmo para um momento de emergência, caso falte dinheiro no final do mês. Entretanto, o uso indiscriminado do cartão de crédito pode acabar lhe colocando em uma situação complicada de dívidas e até mesmo na inadimplência. Aqui trazemos algumas dicas de como usar o cartão de crédito sem se complicar com as contas neste começo de ano.

É provável que você também goste:

Conta digital BMG: Confira todos os benefícios e cashback (dinheiro de volta)

Cartão do BMG ou do Banco Inter? Qual é melhor para negativados no SPC e Serasa?

Melhores cartões de crédito com cashback em janeiro de 2021

Antes de mais nada é importante lembrar que o cartão de crédito tem juros de rotativo e até mesmo de parcelamento de fatura, então é preciso ficar de olho para não acabar transformando uma dívida em uma bola de neve.

8 Dicas de como usar o cartão de crédito sem se complicar em 2021

1. Controle seus gastos no cartão de crédito

A primeira e mais importante dica para usar o cartão de crédito sem se complicar é manter todos os seus gastos sob controle. Isso quer dizer anotar os gastos em uma planilha ou mesmo no caderninho, para que o que você gastou não seja mais do que o dinheiro disponível para o pagamento da fatura.

2. Gaste somente o necessário

Para evitar dívidas, tente priorizar seus gastos, removendo tudo o que não é necessário para seu bem estar. Isso significa cortar assinaturas de serviços que você pouco utiliza, gastar menos com entrega de comida pronta e cozinhar sua própria comida e até mesmo procurar por marcas de produtos mais baratos e supermercados com mais ofertas.

3. Evite parcelamentos no cartão de crédito

É muito tentador fazer várias compras com o parcelamento máximo. Afinal, 12x de R$ 20 pode não parecer nada. Mas o acúmulo de parcelas pode, por fim, somar um alto valor do seu orçamento. Portanto, tenha em mente o quanto você pode pagar por mês e dê preferência por menos parcelas ou até mesmo pelo pagamento à vista.

4. Fique de olho no dia que fecha a fatura

Muitas vezes, você precisa fazer uma compra, mas a fatura já está no limite do seu orçamento mensal. Nestes casos, uma dica boa de como usar o cartão de crédito sem se complicar é deixar para fazer compras após o fechamento da fatura.

Dessa forma, você estará jogando esses gastos para o outro mês, e assim pode se organizar melhor. Entretanto, cabe ressaltar que é necessário economizar com outros gastos no próximo mês para que você não fique “enforcado” novamente.

5. Evite parcelar sua fatura ou fazer o pagamento mínimo

Tanto o rotativo do cartão, que é quando você faz um pagamento menor do que o total, quanto o parcelamento da fatura, geram juros, e esse dinheiro é praticamente colocado fora. Portanto, sempre tente pagar o total da fatura de seus cartões de crédito.

Caso você não tenha alternativa, o parcelamento da fatura costuma ser mais vantajoso do que o pagamento mínimo no que se refere a juros.

6. Aproveite os benefícios do seu cartão de crédito

Atualmente há muitos cartões de crédito que oferecem excelentes benefícios, como cashback, programas de pontos com milhas aéreas e outros prêmios. Opte por utilizar estes cartões, assim você tem vantagens em utilizar o crédito disponível. Mas mesmo assim, use com cautela.

7. Tenha uma reserva de emergência

O ideal é que você sempre tenha um dinheiro guardado para reserva de emergência, caso apareçam gastos imprevistos ou haja outro tipo de problema, até mesmo um caso de desemprego ou perda de clientes.

Especialistas recomendam que você tenha guardado um valor que sustente você por pelo menos 6 meses. Assim, em caso de um problema, você tem de onde tirar para sobreviver ou pagar um gasto ocasional.

8. Invista seu dinheiro

Por fim, a última dessas 8 dicas de como usar o cartão de crédito sem se complicar em 2021 é começar a estudar sobre investimentos e fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Há diversas dicas na internet, que você pode usar para aprender mais sobre o mundo dos investimentos.

Comece por investimentos mais seguros para os iniciantes, como o CDB, LCI e LCA e Fundos de Renda Fixa Referenciados DI. Após estudar bastante e se sentir mais seguro, você pode partir para investimentos com maiores riscos, como a bolsa de valores.

Enfim, gostou das dicas de como usar o cartão de crédito sem se complicar?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Roman Samborskyi / Shutterstock.com