Quais são as condições para usar o seu carro como garantia em empréstimos?

Para quem está com o nome negativado, sem dúvida é muito difícil conseguir um empréstimo com juros baixos no mercado. Afinal, o nome sujo no SPC ou Serasa costuma despertar desconfiança nas instituições financeiras, que temem que o cliente não pague a dívida. Entretanto, conseguir um empréstimo com juros baixos estando negativado não é impossível, e uma boa alternativo é justamente o empréstimo com carro como garantia (CLIQUE AQUI e faça uma simulação).

Ao oferecer o carro como garantia do empréstimo, o cliente negativado pode conseguir taxas de juros muito menores. No entanto, há algumas condições que precisam ser cumpridas para conseguir esse tipo de empréstimo. Sendo assim, confira a seguir quais são as condições para usar o seu carro como garantia em empréstimos.

É provável que você também goste:

Pronampe, que oferece crédito para micro e pequenas empresas, será prorrogado por mais 3 meses

Prejuízo do Nubank mais que triplica em intervalo de 1 ano

Auxílio Emergencial será pago hoje (19) para dois grupos de beneficiários

O que é o empréstimo com carro como garantia?

Primeiramente, o empréstimo com carro como garantia é uma modalidade de crédito na qual geralmente é possível conseguir juros menores. Esse tipo de empréstimo também é chamado de refinanciamento de veículo, podendo ser feito também com motocicletas (CLIQUE AQUI e faça uma simulação).

O valor do empréstimo é feito com base no seu veículo. Assim, é possível conseguir empréstimos de 50% a 90% do valor do automóvel. No entanto, o veículo deve estar quitado e no nome do tomador do empréstimo. Por exemplo, se você for casado(a) e quiser um empréstimo com veículo como garantia, o veículo não pode estar registrado no nome de seu cônjuge.

Como funciona essa modalidade de crédito?

Conforme dito anteriormente, os juros no empréstimo com carro como garantia costumam ser menores. Isso porque a instituição financeira terá mais confiança e você a partir do momento em que você oferece um bem seu como garantia. Contudo, o seu score de crédito poderá influenciar nos juros e na decisão da instituição financeira de liberar ou não o empréstimo.

Além disso, mesmo com a garantia do veículo, muitas vezes é solicitada a comprovação de renda do tomador do empréstimo. Mas não se preocupe: o empréstimo com veículo como garantia tende a ser mais acessível e até mesmo negativados têm boas chances de serem aprovados.

Porém, não é somente o perfil de quem está pedindo o empréstimo que é avaliado: os bancos e financeiras também avaliam o veículo que está sendo oferecido como garantia. Para isso, é feita uma vistoria no automóvel, onde são lavados em consideração diversos fatores, como ano de fabricação, quilometragem, valor de mercado e estado de conservação. Quanto mais novo, bem conservado e caro for o carro, maior será o valor emprestado e menores tenderão a ser as taxas de juros. Por outro lado, quanto mais velho e barato for o veículo menor deverá ser o valor do empréstimo e mais altos serão os juros. Caso o veículo tenha mais de 15 anos de fabricação, dificilmente ele será aceito como garantia.

O que acontece com o veículo se o empréstimo for aprovado?

Caso o empréstimo seja aprovado, o carro fica alienado. Isso significa que ela não poderá ser vendido enquanto a dívida do empréstimo não for paga. Por fim, caso o empréstimo não seja pago, o carro poderá ser tomado pela instituição financeira que fez o empréstimo.

Sendo assim, recomendamos que você avalie bem o quanto precisa do veículo e se realmente tem condições de pagar as parcelas do empréstimo. Se você usa o veículo como ferramenta de trabalho (sendo motorista de aplicativo, por exemplo, ou fazendo entregas), talvez não seja uma boa opção oferecer seu carro como garantia de empréstimo.

Quer fazer uma simulação?

Se você quiser fazer um empréstimo com carro como garantia, uma excelente opção sem dúvida é a Creditas. Clique neste link e faça uma simulação agora mesmo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Bilanol / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais