Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dono da Havan teve auxílio emergencial aprovado: como conferir se o seu CPF teve fraude no benefício

0

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, é um dos beneficiários do Auxílio Emergencial. O empresário não é nem informal e como todo mundo sabe: não é de baixa renda. Ou seja, o pagamento do auxílio emergencial no nome e no CPF dele, demonstra as falhas de segurança do sistema de concessão do benefício.

É provável que você também goste:

Mesmo com a crise, Nubank abre centenas de vagas no Brasil. Confira

Confira 5 cartões de crédito que não consultam SPC e Serasa.

Trabalhadores poderão receber mais tempo de seguro-desemprego.

Empresário se defendeu nas redes sociais:

É importante lembrar que os brasileiros podem fazer uma consulta para verificar se o seu CPF foi utilizado em fraude no pedido de auxílio emergencial com o uso dos dados. Ou seja, podem consultar a página do benefício para verificar as informações.

Como conferir se o seu CPF foi usado em uma fraude do auxílio emergencial

Nessa página, o cidadão precisa informar o seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se há algo de errado com o cadastro.

Confira as respostas possíveis indicadas no tutorial:

Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.

Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.

Requerimento não encontrado: Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a mensagem “Requerimento não encontrado”.

Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.

Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.

Assim, observando essas respostas, é possível saber se alguém usou os dados indevidamente para pedir o benefício.

Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: agenciabrasil, veja.

Comentários
Carregando...