Dono da Havan teve auxílio emergencial aprovado: como conferir se o seu CPF teve fraude no benefício
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, é um dos beneficiários do Auxílio Emergencial. O empresário não é nem informal e como todo mundo sabe: não é de baixa renda. Ou seja, o pagamento do auxílio emergencial no nome e no CPF dele, demonstra as falhas de segurança do sistema de concessão do benefício.
É provável que você também goste:
Mesmo com a crise, Nubank abre centenas de vagas no Brasil. Confira
Confira 5 cartões de crédito que não consultam SPC e Serasa.
Trabalhadores poderão receber mais tempo de seguro-desemprego.
Empresário se defendeu nas redes sociais:
Informações pessoais minhas foram divulgadas ontem nas redes e hoje fiquei sabendo que solicitaram o auxílio emergencial. Entrei na página do benefício e consta como ‘em avaliação’. Eu com auxílio emergencial e o Bolsonaro filiado ao PT, isso sim é uma Fake News, você não acha? pic.twitter.com/r3kqGYm1W9
— Luciano Hang (@luciano_hang) June 2, 2020
É importante lembrar que os brasileiros podem fazer uma consulta para verificar se o seu CPF foi utilizado em fraude no pedido de auxílio emergencial com o uso dos dados. Ou seja, podem consultar a página do benefício para verificar as informações.
Como conferir se o seu CPF foi usado em uma fraude do auxílio emergencial
Nessa página, o cidadão precisa informar o seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se há algo de errado com o cadastro.
Confira as respostas possíveis indicadas no tutorial:
Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.
Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.
Requerimento não encontrado: Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a mensagem “Requerimento não encontrado”.
Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.
Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.
Assim, observando essas respostas, é possível saber se alguém usou os dados indevidamente para pedir o benefício.
Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Fonte: agenciabrasil, veja.