Cuidado com o golpe do empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa no WhatsApp

Alguém abordou você nas redes sociais ou pelo WhatsApp oferecendo facilidades? Ofereceram um empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa para você, ou ajuda na obtenção de crédito em geral? Muito cuidado nessa hora, você pode ser uma potencial vítima de um golpe. Saiba mais, e aprenda a se proteger.

Leia também:

No Brasil: WhatsApp ganhará função de pagamento entre usuários em breve.

Caixa se manifesta sobre acusações de fraudes na Mega-Sena.

Cuidado com o golpe do empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa no WhatsApp

Primeiramente, existe uma infinidade de empresas que fazem empréstimo pela internet. Algumas delas, liberam inclusive para quem está negativado, de acordo com alguns critérios. Por exemplo, é possível fazer um empréstimo consignado no Banco BMG, no Banco Inter ou inclusive na Caixa Econômica Federal, que é o caso do Penhor ou o empréstimo com garantia do FGTS. Em todas essas possibilidade, o empréstimo é legal.

Contudo, no caso do golpe do empréstimo, na maioria das vezes o criminoso abordará você diretamente pelo WhatsApp ou pelo bate papo do Messenger. Provavelmente vai se identificar como de uma empresa conhecida e vai oferecer propostas muito boas que você não encontra facilmente por aí.

Ou seja, o criminoso poderá oferecer grandes limites de crédito, e vai prometer dinheiro rápido, sem complicação e inclusive sem análise de crédito. O mais provável é que seja solicitado o pagamento antecipado para liberar a análise de crédito, ou no pagamento de um suposto seguro.

Como acontece o golpe do empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa

Não caia nessa! Depósito antecipado é ilegal e nenhuma instituição séria pratica isso. Confira logo a seguir algumas dicas para não cair neste golpe.

Como se proteger do golpe do empréstimo

  • Desconfie de propostas muito tentadoras e das facilidades na hora da liberação do crédito.
  • Jamais faça depósitos em contas particulares, sem o CNPJ da empresa, principalmente.
  • Pesquise sobre a empresa e sobre a idoneidade antes de fechar negócio. Sites como o Reclame Aqui, ou o Procon podem ajudá-lo nesta decisão.
  • Informe-se através do site do Banco Central do Brasil e verifique se a empresa possui autorização para operar como uma instituição financeira.

Considerações finais

Mesmo que você esteja passando por algumas dificuldades financeiras, não se atire na primeira oportunidade que aparecer na sua frente. Tente guardar uma reserva de emergência e comece a poupar o máximo que puder. Tente reequilibrar as suas finanças para evitar tomar um empréstimo. Contudo, se não tiver jeito, e você ser obrigado a fazer um empréstimo, prefira o empréstimo com garantia ou o consignado, que normalmente possuem as menores taxas de juros. A fintech Bom Pra Crédito é uma excelente opção, pois além de ter a segurança e credibilidade, você faz tudo pelo site, e pode escolher entre as suas dezenas de parceiros, a opção que mais se adapte às suas necessidades.

Enfim, gostou do artigo?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos e empréstimos. Bem como tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook