A tecnologia Contactless veio para nos ajudar. No ano passado, o Nubank incorporou essa tecnologia combinado a um novo design minimalista do cartão de crédito. Desde então é possível realizar pagamentos sem precisar inserir o cartão na maquininha, apenas aproximando o cartão. Além disso, para valores até R$ 50, não há a necessidade de colocar a senha. Contudo, alguns clientes têm receio por acharem inseguro. Ou seja, bastaria que alguém aproximasse uma maquininha do cartão e fazer uma operação sem que você perceba. Mas e afinal, tem como desativar a tecnologia Contactless do cartão Nubank? Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

Apple Card é lançado nos EUA, oferecendo Daily Cash de 3% no Uber

Após quantos dias de atraso o nome do consumidor vai para o SPC e SERASA?

Erro no sistema do BS2 gera descontos indevidos aos correntistas

É possível desativar a tecnologia Contactless do cartão de crédito Nubank?

Primeiramente, saiba que foi a MasterCard que impôs a nova funcionalidade. Aliás, os pagamentos sem contato têm ganhado força no mundo inteiro, e somente na Europa, já representam mais de 40% das transações realizadas.

Os pagamentos por aproximação somente podem ser realizados através de aparelhos compatíveis. Da mesma forma que acontece com a Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay.

Dentre as vantagens na utilização da tecnologia Contactless está a maior durabilidade dos cartões, pois eles não se desgastam com tempo devido ao atrito com as maquininhas. Outra grande vantagem é a rapidez nas operações, pois nas compras até R$ 50, sequer precisa que o cliente digite a senha.

Entretanto, mesmo diante de tanta praticidade, surgiu a preocupação de golpes que podem ser praticados por criminosos, e que inclusive já publicamos aqui no nosso site.

É possível desativar a tecnologia Contactless do cartão de crédito Nubank?

Infelizmente, não é possível desativar a tecnologia Contactless do cartão de crédito Nubank. Existem apenas duas alternativas para resolver essa situação. Confira cada uma delas logo a seguir.

  • Uma delas refere-se a utilizar o seu cartão com uma carteira especial com bloqueio RFID, que pode ser facilmente encontrada para comprar na internet.
  • Outra possibilidade, inclusive que o próprio Nubank recomenda, é bloquear o seu cartão diretamente no aplicativo sempre que você se sentir inseguro.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.