Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção, desempregado: há vagas de emprego na pandemia! Veja quais setores estão contratando

Se você estava procurando emprego há tempos e agora se sente mais frustrado do que nunca devido à quarentena da pandemia, saiba que você pode achar sua chance nesse momento, quando menos se esperava. Isso porque, embora muitos setores da economia estejam parados, outros acabaram tendo uma demanda aumentada, em virtude das mudanças (necessárias) da quarentena. Afinal, existem vagas de emprego em plena pandemia de Coronavírus? Sim, existem, e aqui vamos falar dos setores com mais vagas.

É provável que você também goste:

Governo está dando aluguel social grátis para quem compartilhar link por WhatsApp?

Copresidente do Itaú diz que a crise é como um meteoro caindo na Terra

Coronavírus pode durar dois anos, de acordo com novo estudo.

Antes de mais nada, é importante salientar que neste momento, a melhor forma de você procurar vagas de emprego é usando a internet. Afinal, estamos em quarentena, e só deve sair para a rua quem realmente está precisando muito. Mas há muito o que se fazer pela internet, e antes de falar dos setores que estão contratando, vamos falar em como você pode se candidatar às vagas de emprego disponíveis.

Dicas de currículo para concorrer às vagas de emprego na pandemia

curriculum vitae
Imagem de Tobias Herrmann por Pixabay

Antes de mais nada, você precisa de um currículo, e não basta qualquer um. Tem que ser um bom currículo. Para isso, seguem algumas dicas importantes:

Primeiramente, as informações do seu currículo precisam ser claras. Por isso, formate o seu currículo de uma maneira organizada, de modo que quem for ler tenha facilidade em entender os detalhes sobre as suas experiências anteriores, suas informações de contato etc. Além disso, o design deve ser simples também.

Outra dica importante é que você deve reforçar seus pontos fortes, e também ser honesto nos seus pontos fracos. Eu falei das experiências, e quero dar outra dica: não faça uma lista gigante de empresas, se você tem muitos ex-empregos. Coloque apenas os mais recentes e mais relevantes para o cargo que você está se candidatando. O ideal é colocar cerca de 3 experiências anteriores.

Ademais, seja objetivo e fale sempre a verdade em todas as vagas de emprego que você concorrer. Afinal a mentira tem perna curta, uma hora você pode ser descoberto e isso não vai pegar bem. Sobre o formato, dê preferência para o formato PDF (você pode converter para PDF documentos no Word, LibreOffice etc). Isso porque, com esse formato, a pessoa que for ler o seu currículo poderá abrir em qualquer plataforma.

Cuidado com a foto

Ah, eu ia quase me esquecendo: insira foto no seu currículo. A maioria dos empregadores gostam de ver a foto do candidato. Para isso, você pode tirar uma foto com seu próprio celular. Mas capriche: Coloque uma camisa bonita, tire a foto em um local iluminado e com um fundo neutro, como uma parede branca. Além disso, deixe a foto no formato 3X4. Você pode fazer isso com um aplicativo de edição de imagens no computador ou celular. Recomendo que no computador você use o Photoscape, que é grátis. Em um smartphone Android, você pode usar o Fotógrafo de passaportes e identificação – ID Photo e, no iPhone, existe o app Foto 3×4.

Outras dicas para concorrer as vagas de emprego na pandemia

Além de um currículo bom, é necessário procurar emprego no local certo. Existem diversas plataformas online que você pode usar para encontrar vagas. Abaixo, segue uma lista com as mais populares.

Quais os setores com vagas de emprego na pandemia de coronavírus?

Então, que setores da economia estão contratando agora, nesse momento que passamos por uma pandemia de Coronavírus? Bom, vamos por partes. A economia se divide em três setores: o primário, o secundário e o terciário.

  • Primário: a extração de matérias-primas
  • Secundário: a indústria
  • Terciário: venda de serviços e bens imateriais
vagas de emprego na pandemia industria
Imagem de Jon Kline por Pixabay

Setor primário

Neste setor, existe demanda na área de agricultura, pesca, pecuária etc. Na verdade, diz respeito a tudo que trabalha com a matéria-prima. Ou seja, onde as coisas começam. Neste setor, dificilmente há uma grande queda de demanda, já que extrai da natureza nossa alimentação e insumos para tudo o que se produz. Portanto, sim, esse setor tem vagas de emprego na pandemia.

Setor secundário

Já no setor secundário, algumas atividades tiveram um aumento grande de demanda. Por exemplo, as fábricas de álcool gel e água sanitária. Mas não foram somente elas. Com as pessoas ficando mais em casa, houve um grande aumento na demanda de eletrônicos, desde ar-condicionado e TV até videogames e computadores. Então, essas indústrias precisam de mais operários para suprir essa demanda.

Setor terciário

Já no setor terciário, muita coisa parou, mas muitas empresas também estão tendo mais demanda, e também vagas de emprego na pandemia. São elas os supermercados e farmácias, que são os serviços chamados essenciais. Esses, além de não poderem parar, estão vendendo mais do que o normal.

supermercado vagas de emprego na pandemia
Imagem de Eugen Visan por Pixabay

Também há um aumento nas vendas online e, com isso, há uma demanda maior por profissionais das áreas da tecnologia e marketing, bem como vendedores. Por isso, esse é um bom setor para tentar procurar as vagas de emprego na pandemia.

Os setores de logística também estão tendo um aumento na demanda, já que são os responsáveis por levar os insumos até as casas das pessoas. Por isso, desde caminhoneiros até motoboys estão com uma demanda maior de trabalho, e se você tem uma moto ou um caminhão, ou mesmo CNH nessas categorias, pode tentar um emprego na área.

Enfim, gostou da matéria sobre as vagas de emprego na pandemia?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destaque: Odua Images / Shutterstock