Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dia das Crianças é feriado no Brasil? Veja se você vai folgar nesta data

Confira aqui se o Dia das Crianças configura feriado nacional e descubra se nessa data em outubro você terá uma merecida folga!

Após a celebração da Independência do Brasil, em 7 de setembro, muitos cidadãos anseiam pela próxima oportunidade de recarregar as energias. Nesse sentido, em setembro, houve apenas um feriado de abrangência nacional. No entanto, em outubro, pode haver uma nova folga para os trabalhadores: no dia 12 de outubro de todo ano, os brasileiros comemoram o Dia das Crianças.

Logo, há diversos eventos voltados para essa faixa etária, com muitas brincadeiras para os jovens e descanso para os adultos. Porém, será que ele é um feriado estabelecido por lei?

Para elucidar essa questão e entender se será possível curtir outra folga em breve, continue a leitura! Ademais, vislumbre os próximos feriados para 2023.

Teremos feriado no Dia das Crianças?

pessoa deitada com as pernas para cima relaxando no feriado
Imagem: snowing / freepik.com

Embora o Dia das Crianças ocorra no dia 12 de outubro, não é por conta dessa celebração que há um feriado nacional nesta data. Nesse dia também há a comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil na tradição católica, que estabelece, portanto, uma folga legal e federal.

Leia também: Trabalhadores podem sacar R$ 1.320 no Caixa Tem até dezembro; saiba como

O Dia das Crianças é celebrado nessa mesma ocasião devido à chegada de Cristóvão Colombo à América no mesmo dia. Isso levou ao apelido do território como o “continente das crianças”, pela “descoberta” ocorrer tardiamente.

Além disso, essa data coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, três pescadores encontraram a imagem da Santa às margens do rio Paraíba do Sul. Com isso, houve o estabelecimento de um feriado federal através da Lei n. 6.802, de 1980.

Quais são os próximos feriados de 2023?

A seguir, confira a lista completa dos feriados nacionais até o final do ano. É relevante notar que a relação concentra-se, exclusivamente, nos feriados de âmbito nacional, excluindo a maioria dos feriados estaduais e municipais, que também oferecem oportunidades adicionais de repouso aos brasileiros:

  • 12 de outubro: Comemoração de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças (quinta-feira);
  • 2 de novembro: Dia de Finados (quinta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (quarta-feira);
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (segunda-feira, feriado em diversas cidades brasileiras);
  • 25 de dezembro: Natal (segunda-feira).

Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com