Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Diabéticos possuem 4 direitos que talvez não saibam

Diabéticos possuem 4 direitos que talvez não saibam.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A diabetes é um problema extremamente comum em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. De acordo com informações do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a doença acomete mais de 537 milhões de adultos no mundo, sendo 15,7 milhões somente no Brasil. Nosso país, inclusive, é o sexto colocado em incidência de diabetes no mundo.

Fonte: diabetesatlas.org

Contudo, o que muita gente não sabe é que pessoas com diabetes também possuem alguns direitos. Neste texto, falaremos sobre 4 deles. Então, para saber mais, confira a seguir.

Diabéticos possuem 4 direitos que talvez não saibam

Dessa forma, pensando nesse grande número de casos da doença no país, milhares de pessoas com diabetes podem recorrer a alguns direitos essenciais. O primeiro deles é a aposentadoria por invalidez. Sim, pessoas que possuem diabetes em um estágio avançado da doença podem ter direito à aposentadoria por invalidez pago pelo INSS. Para isso, basta que o segurado esteja contribuindo ao instituto, e que a doença realmente esteja incapacitando a pessoa para o trabalho.

O segundo direito que pessoas com diabetes têm é que as seguradoras não podem, de forma alguma, negar a contratação de planos de saúde e seguradoras de vida para os portadores da doença. Isso se enquadra como atitude discriminatória.

O terceiro direto que vamos citar é o BPC Loas. O programa é voltado para pessoas com diabetes, que vivem em situação de renda baixa, ou seja, 1/4 de salário por pessoa, que tenham 65 anos ou mais e não contribuíram para o INSS. Nesse caso, é possível solicitar o benefício.

Por fim, o quarto direito é lei, e está relacionado a medicantes. Pessoas com diabetes podem e tem o direito de receber todos os medicamentos e materiais necessários para sua aplicação. Além disso, é possível receber gratuitamente itens de monitoramento da glicemia pelo SUS. Portanto, informe-se sobre seus direitos e cobre das instituições. Em caso de recusas, vale procurar ajuda com um advogado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.