Em quais situações tenho direito ao auxílio-doença?
Entenda quando o trabalhador pode solicitar o benefício do INSS
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O auxílio-doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que passaram por algum problema de saúde por mais de 15 dias.
Quem deseja solicitar o auxílio precisa cumprir 3 requisitos:
- Estar temporariamente incapaz de trabalhar – para comprovar sua condição você terá que apresentar laudos médicos, realizar consultas e passar pela perícia do INSS;
- Cumprimento de carência – é preciso ter contribuído com o INSS 12 meses antes da doença;
- Ter qualidade de segurado.
Quais doenças dão direito ao auxílio-doença?
Na regulamentação do artigo 147, II, anexo XLV, da Instrução Normativa 77/2015 do INSS é possível encontrar uma lista de doenças que dão direito ao benefício.
Em situações de algumas doenças, não é preciso cumprir carência para ter direito ao auxílio-doença, são elas:
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Alienação mental;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Cegueira ou visão monocular;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Mal de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave;
- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS);
- Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada;
- Hepatopatia grave.
Vale ressaltar que essa lista não é a de doenças que dão direito ao auxílio, tudo vai depender de comprovação médica e também da perícia.
Como solicitar o auxílio-doença
Para acessar o auxílio-doença você precisará passar pela perícia médica do INSS, mas não se preocupe, você pode solicitar através do portal Meu INSS ou pelo aplicativo. Siga o passo a passo para realizar a solicitação:
- Entre no site Meu INSS, ou instale o aplicativo no seu celular;
- Informe o seu CPF e senha para fazer o login;
- Na aba Serviços, procure pela opção “Benefícios”;
- Toque na opção Auxílio-doença;
- Agende a sua perícia, será preciso informar o seu CEP;
- Caso seja solicitado, anexe documentos;
- Finalize a solicitação e gere o comprovante do seu agendamento.
Documentos necessários
Veja a seguir, os documentos solicitados para fazer a solicitação do benefício:
- Documento de identificação oficial, sendo eles: RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional e Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte;
- Carteira de trabalho, contendo os carnês de contribuição para comprovar o pagamento ao INSS
- Documentos médicos gerados durante o tratamento, como atestados, exames, laudos, receituários e etc;
- Comprovante de residência;
- Comprovante do agendamento da perícia;
- Declaração assinada pelo empregador, no caso de pessoas empregadas, informando o último dia trabalhado;
- Comunicado de Acidente de Trabalho, caso tenha sido um acidente do trabalho ou uma doença ocupacional;
- Documentos que possam comprovar a situação do segurado, especificamente para trabalhadores rurais.
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Imagem: Yuganov Konstantin / Shutterstock.com