Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado é um dos principais motivos de queixa no BC, veja como se proteger

Problema ocorre por conta do aumento empréstimos não solicitados

0

Considerado vantajoso por ter uma das menores taxas de juros do mercado, o chamado empréstimo consignado acabou se transformando em dor de cabeça pra muita gente. De forma resumida, esse empréstimo é aquele no qual o banco desconta as parcelas diretamente do salário ou do benefício do INSS, no caso dos aposentados e pensionistas. E por que ele tem virado um problema? Segundo o Banco Central, o problema ocorre por conta do aumento de empréstimos não solicitados por seus clientes. Então, para entender melhor, confira mais a seguir.

Empréstimo consignado é um dos principais motivos de queixa no BC, veja como se proteger

Dessa forma, esse problema tem estado no topo das reclamações sobre esse tipo de empréstimo consignado. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, existem hoje duas bases de dados de reclamações dos consumidores brasileiros. A primeira é a plataforma consumidor.gov.br. Já a outra base de dados é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec.

Quanto às reclamações, muitas das fraudes são realizadas a partir do vazamento de dados dos clientes. Entretanto, nem os bancos, nem o INSS, nem a Dataprev assumem responsabilidade pelo problema. De acordo com o Banco Central, quando a busca é feita por assunto, reclamações sobre ofertas ou prestação de informações relativas a empréstimo consignado de forma inadequada, ficaram em primeiro lugar, no segundo trimestre de 2021, com 4.223 registros.

Como se proteger de golpes no crédito consignado?

Atualmente, aposentados e pensionistas idosos são as principais vítimas das contratações indesejadas. E em muitos casos, a abordagem é feita de tal maneira que confunde e induz o consumidor aceitar o produto. Entre as dicas para evitar esse golpe, está verificar constantemente sua conta-corrente, para verificar o valor do benefício.

Outra recomendação para evitar problemas é consultar a página do Banco Central e acessar o serviço de Registrato. O sistema, administrado pelo Banco Central, permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras. Nesse caso, é possível verificar se há na lista algum empréstimo consignado não solicitado. E aí fazer a denúncia.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -