Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crescem as reclamações sobre cobranças indevidas de crédito consignado

Saiba mais sobre os problemas e fraudes relacionados a esse tipo de empréstimo

Considerado vantajoso por ter uma das menores taxas de juros do mercado, o chamado empréstimo consignado acabou se transformando em dor de cabeça pra muita gente. De forma resumida, esse empréstimo é aquele no qual o banco desconta as parcelas diretamente do salário ou do benefício do INSS, no caso dos aposentados e pensionistas. E por que ele tem virado um problema? Basicamente, por conta do aumento dos problemas com empréstimos não solicitados por seus clientes.

Crescem as reclamações sobre cobranças indevidas de empréstimo consignado

Dessa forma, esse problema tem estado no topo das reclamações sobre esse tipo de empréstimo. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, existem hoje duas bases de dados de reclamações dos consumidores brasileiros. A primeira é a plataforma consumidor.gov.br. Esse serviço é público e serve para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet. Além de permitir um contato direto entre consumidores e empresas.

Já a outra base de dados é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec. Ao todo, o sistema integra hoje 26 Procons estaduais, o do Distrito Federal, além de 604 Procons municipais.

Quanto às reclamações, muitas das fraudes são realizadas a partir do vazamento de dados dos clientes. Entretanto, nem os bancos, nem o INSS, nem a Dataprev assumem responsabilidade pelo problema. De acordo com o portal consumidor.gov, entre janeiro de setembro de 2020, os beneficiários registraram 42.508 queixas de problemas com empréstimo consignado e de cartão de crédito consignado.

Por fim, no Banco Central, quando a busca é feita por assunto, reclamações sobre ofertas ou prestação de informações relativas a empréstimo consignado de forma inadequada, ficaram em primeiro lugar, no segundo trimestre de 2021, com 4.223 registros. A Agência Brasil é responsável pelas informações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.