Entregadores de aplicativo vão receber pagamento por hora trabalhada? Saiba mais
Os aplicativos de transporte irão manter a proposta de remuneração fixada por hora trabalhada. Confira se os entregadores também.
Na semana passada, trabalhadores por aplicativo e plataformas não chegaram a um acordo em relação à regulamentação da categoria. No entanto, nesta segunda-feira (25), uma fonte próxima das negociações informou à CNN que os aplicativos de transporte, como a Uber e a 99, irão manter a proposta de remuneração fixada em R$ 30,00 por hora trabalhada. Porém, sem vínculo empregatício.
Contudo, segundo a fonte, as empresas de moto-entregadores, como iFood, Rappi e Loggi, ainda não fecharam um acordo de remuneração para os profissionais. Ademais, de acordo com motoristas de aplicativos ouvidos pela CNN, a proposta apresentada na primeira quinzena de setembro não foi aceita pelas empresas.
Propostas aos trabalhadores de aplicativo
Embora as empresas tivessem firmado um acordo com Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, para que apresentassem uma contraproposta até a última sexta-feira (22), segundo Marcelo Chaves, presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos de Transporte Privado Individual por Aplicativos no Distrito Federal (Sindmaap-DF), nenhuma proposta foi apresentada dentro do prazo.
Em contrapartida, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), representante dos aplicativos, afirmou que não havia um prazo estipulado para entregar a proposta. Além disso, a entidade afirmou que é preciso mais tempo para debater.

Grupo de trabalho
Por meio de nota, a Amobitec informou que integra o Grupo de Trabalho Tripartite do governo federal que tem o objetivo de debater a regulação do trabalho feito por meio de plataformas digitais. Ademais, segundo a entidade, desde o início das atividades dessas plataformas, já foram apresentadas diversas propostas.
Veja também:
Ford faz convocação URGENTE para recall de veículo; saiba mais
Por fim, o Ministério do Trabalho e Emprego afirmou à CNN que estão ocorrendo conversas tanto com as empresas quanto com os trabalhadores. O objetivo é chegar a um acordo que possibilite a construção de um texto que será entregue ao governo.
Imagem: art around me / Shutterstock.com