Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quando é vantajoso fazer portabilidade de crédito consignado

A portabilidade do empréstimo é uma opção disponível desde 2013 pelo Banco Central para os milhões de brasileiros que solicitam crédito consignado, mas se deparam com valores elevados de taxas e parcelas após a contratação. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir sua dívida para outra instituição financeira com condições melhores. No entanto, é preciso avaliar bem antes de realizar este processo.

Assim, trouxemos algumas dicas para que você compreenda e saiba quando é vantajoso fazer a portabilidade do crédito consignado.

É provável que você também goste:

Previdência privada do Banco do Brasil vaza dados de todos os clientes

Empréstimo online FACILITADO em época de pandemia – Entenda as oportunidades!

Cai liminar que suspendia desconto em folha de empréstimo consignado

O que é portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito serve para ajudar quem quer trocar uma dívida alta por uma mais em conta. Como, por exemplo, quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que as da concorrência. Com essa opção, é possível transferir a dívida para outro banco, reduzindo a taxa de juros e, consequentemente, a sua dívida.

As opções de portabilidade de crédito consignado estão disponíveis para todas as grandes instituições financeiras do Brasil, dos cinco maiores bancos aos novos bancos digitais.

Como funciona a portabilidade do crédito consignado?

Para mudar um empréstimo ou financiamento basta que solicitar o cálculo da dívida para o banco onde o empréstimo foi contratado. Após estar com as informações em mãos, você deve solicitar o crédito eficiente para a quitação da dívida em um novo agente financeiro. Com a aprovação do crédito, a nova instituição financeira escolhida realiza o pagamento do débito e assume o novo crédito.

Vale a pena fazer trocar meu banco para a quitação da dívida?

A portabilidade do crédito consignado pode ser solicitada por todos aqueles que têm um empréstimo deste tipo, como, por exemplo, aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados. Para garantir o benefício, é necessário que o novo agente financeiro escolhido possua convênio com a entidade pela qual você recebe o benefício ou salário.

Confira alguns pontos para saber se vale a pena:

  • Solicite o Custo Efetivo Total da nova operação;
  • Compare os valores de parcelas e finais entre as duas instituições;
  • Análise a taxa de juros do novo banco;
  • Realize o cálculo dos seus gatos mensais, para ter certeza de que a nova parcela é adequada ao seu orçamento mensal;
  • Verifique se não há taxas para a realização das transações (normalmente, não são cobradas taxas pelos bancos).

Quais benefícios posso ter com a portabilidade?

Além da redução da sua dívida total, com valores menores de taxas de juros e parcelas, a portabilidade do crédito consignado também é uma opção vantajosa para aqueles que necessitam liberar a sua margem consignável. Essa margem estipula que Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Profissionais CLT podem gastar até 35% de sua renda mensal com crédito consignado, seja empréstimo (30% da renda mensal) ou cartão de crédito (5% da renda mensal).

Quando esse limite é atingido a pessoa fica impossibilitada de solicitar novos créditos consignados até que a dívida atual seja quitada. Portanto, fique atento na hora de renegociar a dívida!

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: fizkes, via Shutterstock.