Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Febraban combate golpes em doações para vítimas das chuvas no RS

A Febraban alerta para um aumento preocupante de golpes disfarçados de ações benéficas durante as ações solidárias realizadas diante o desastre climático vivido no Rio Grande do Sul.

Com o crescimento exponencial das transações via Pix, surgem também os riscos associados, especialmente durante campanhas de solidariedade. Por isso, é crucial que a população esteja atenta e adote medidas de segurança para evitar cair em armadilhas.

Vai doar? Febraban alerta como se proteger dos golpes

Imagem de um homem de capuz preto em frente à um computador, segurando um celular
Imagem: Sora Shimazaki /Pexels

De acordo com a federação, inúmeros golpes envolvendo falsas chaves de Pix para doações estão ocorrendo. Nesse contexto, a instituição enfatiza a importância de uma verificação minuciosa de todos os detalhes da transação, especialmente o nome do beneficiário e sua ligação com campanhas legítimas.

Além dos golpes com falsas chaves Pix, José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, também ressalta outra tática ardilosa: o envio de links fraudulentos por e-mail ou aplicativos de mensagens.

”Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, destaca ele.

Esses links são utilizados pelos golpistas para obter acesso a informações pessoais e financeiras das vítimas.

Bancos associados à federação também contribuíram com o RS

Segundo dados divulgados pela Febraban, as contribuições diretas da própria federação e de diversos bancos renomados, incluindo Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa, totalizam até o momento R$ 20 milhões.

Veja também:

Projeto que prorroga lei de cotas para negros em concursos ganha aprovação; saiba mais

Esses recursos estão sendo direcionados para auxiliar no socorro às comunidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas recentes inundações no estado.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital