Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe das vagas temporárias: veja como se proteger

De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), neste fim de ano, deve acontecer um aumento de 20% no número de vagas temporárias de emprego. Entretanto, com a alta no número de desempregados, está crescendo o número de golpes relacionados às essas oportunidades de trabalho.

Apenas em 2021, já foram identificados 346 mil golpes de vagas de emprego, segundo os dados do dfndr lab – Laboratório de segurança digital da empresa de segurança PSafe. Por conta disso, confira abaixo, como se proteger esses problemas.

É provável que você goste também:

Teve o cartão clonado? Veja o que fazer e como se proteger de golpes

Novo golpe pede foto de confirmação e criminoso ganha financiamento de R$ 100 mil

Golpe das vagas temporárias: veja como se proteger

1. Jamais pague um valor para se inscrever na vaga

Se durante a busca por vagas temporárias, alguma dessas oportunidades solicitar dinheiro para seguir com o processe seletivo, desconfie: se trata de um golpe. Não é comum fazer pagamentos para realizar uma entrevista ou iniciar um processo seletivo no mercado de trabalho.

2. Nunca se matricule em um curso para garantir a vaga

Em suma, as vagas temporárias podem ter como pré-requisito algum curso específico ou qualificação. Entretanto, dificilmente se matricular em um curso vai garantir a vaga de emprego à alguém. Sendo assim, fuja dessas oportunidades que te obrigam a comprar algo, pois se trata de um golpe muito comum.

3. Tome cuidado com sites parecidos, mas com URL diferente

Quando há vagas temporárias é comum, golpes com URL (endereço) diferentes. Por exemplo, se o site oficial da empresa é https://vagastemporarias.com.br/ e você receber um link falso como https://vagatemporaria.com.br/ tome cuidado, pois certamente é golpe. Sendo assim, consulte o site oficial da empresa, e veja se a vaga realmente está disponível.

4. Não compartilhe vagas no WhatsApp sem procedentes

É comum um golpista induzir uma vitima a cair no golpe das vagas temporárias, e fazer com que essa mesma pessoa compartilhe o golpe com outras pessoas. Em suma, ele usa como desculpa, que a vaga é muito urgente, e que quanto mais pessoas receberam a mensagem, melhor. Diante disso, sempre consulte na internet, no site oficial da empresa, se ela realmente está ofertando a vaga.

5. Desconfie de vagas temporárias e com poucos requisitos

Por fim, sempre desconfie de ofertas de empregos urgentes e com poucos requisitos, ou seja, sem exigência. Uma das principais características de um golpe de vagas temporárias, são as chances urgentes e imperdíveis. Em suma, os golpistas esperam induzir a vítima a fazer tudo rápido, sem pensar muito. E assim, você se expõe ao risco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes/shutterstock.com