Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teve o cartão clonado? Veja o que fazer e como se proteger de golpes

Você já foi vítima, ou conhece alguém, que teve o cartão clonado? Esse tipo de crime é muito recorrentes. Em suma, o processo é quando todos os dados presentes no seu cartão são transferidos para outro cartão. E isso, facilita a compra feita por terceiros, que usam o seu nome e as demais informações bancárias. Por conta disso, se você foi vítima desse crime, confira abaixo o que fazer, e como se proteger de golpes.

É provável que você goste também:

Novo golpe pede foto de confirmação e criminoso ganha financiamento de R$ 100 mil

Onde o seu cartão pode ser clonado?

Mesmo que a grande maioria dos cartões do Brasil tenham chip, isso reduz muito o número de fraudes por dificultar a cópia dos dados, os criminosos deixam de insistir na clonagem física, por meio de leitores alterados implantados em caixa eletrônicos e máquinas de pagamento, para atracar online em sites ou apps.

Em suma, é possível ter o cartão clonado em qualquer lugar, como, por exemplo:

  • Se seu cartão não tem chip, é ainda mais fácil de cloná-lo, você pode ser clonado em caixas eletrônicos de bancos ou 24horas. Basta um leitor adulterado e copiar a trilha magnética que há por trás do cartão.
  • Cartões com chip são mais difíceis de clonar em locais físicos. Entretanto, há casos de quadrilhas que instalaram um sistema em máquinas de pagamento. E assim, era possível ler as informações do chip e copiar os dados.
  • É possível ter seu cartão clonado em site de compras, ou apps com cobranças internas. Os fraudadores não precisam mais ter o cartão físico para aplicar o golpe. Para isso, basta ter o seu nome, a data de validade e o código de segurança.

Tive o cartão clonado, e agora?

Se ao observar o extrato da sua conta, ou fatura do cartão, você notar que teve cobranças de gastos que você não identifica. Abaixo, saiba o que você deve fazer:

  1. Antes de mais nada, peça o bloqueio ou o cancelamento imediato do cartão;
  2. Em seguida, analise e saiba cada cobrança que você não reconhece;
  3. Logo após, faça um B.O. (boletim de ocorrência), pois caso chegue qualquer protesto em seu nome, você tem uma prova de que não usou o cartão clonado;
  4. Por fim, faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos.

Como você pode se proteger?

Em suma, a principal forma de ter o cartão clonado, é por meio de compras online: use o cartão virtual para fazer as compras e evitar que os sites usem seus dados. Ademais, você pode monitorar os dados do seu cartão na Dark Web, e ser notificado se vazar algum dado. Por fim, você pode também, contratar o plano de monitoramento do Serasa Premium.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Guillem/shutterstock.com