Proprietários de veículos automotores já estão acostumados a, todo começo de ano, pagar o IPVA. No entanto, golpistas estão se aproveitando da oportunidade paga ganhar dinheiro emitindo boletos falsos de IPVA. O golpe do boleto falso do IPVA vêm ocorrendo há alguns anos e, conforme relatos, muitas pessoas em diversos estados já foram vítimas dele.

É provável que você também goste:

Clientes do Banco Inter relatam que não conseguem acesso ao aplicativo

Famílias ricas são identificadas pela CGU recebendo Bolsa Família irregularmente

Governo está dando desconto de 80% no IPVA 2020 no WhatsApp?

Embora o boleto falso geralmente não seja muito parecidos com o boleto original, ele pode confundir. Afinal, o boleto falso contém várias informações que constam também nos boletos verdadeiros, como nome completo e endereço da vítima, código de barras para pagamento e os logotipos da Secretaria da Fazenda estadual e do banco.

Para não cair no golpe do boleto falso do IPVA, recomendamos que você sempre duvide de boletos do IPVA enviados por WhatsApp ou Telegram, e-mail ou pelos Correios. Por enquanto, somente no Amapá, no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul os contribuintes ainda recebem boletos pelos Correios. No entanto, até mesmo nesses locais é possível pagar o IPVA diretamente no banco, por internet banking ou em caixas eletrônicos. Por outro lado, em outros estados brasileiros, geralmente o contribuinte recebe apenas uma notificação informando que o IPVA deve ser pago.

Caso você seja do Amapá, do Distrito Federal ou do Mato Grosso do Sul e prefira pagar o boleto do IPVA, confira atentamente se todas as informações estão corretas e, principalmente, quem consta como beneficiário do boleto.

Como obter o boleto do IPVA pela internet

A seguir, listamos os links com todos os estados brasileiros que permitem impressão da guia do IPVA pela internet, que pode ser obtida apenas com o código Renavam do seu veículo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Daniel Avram, via Shutterstock.