O ministro da Economia – Paulo Guedes, afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30) que o Governo pretende liberar dinheiro de Contas ativas e inativas do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como estratégia para Impulsionar a economia do país.

É provável que você também goste:

Saque de até R$ 998,00 do PIS/Pasep na Caixa e Banco do Brasil é até o fim do mês.

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank diz que atendia a ligações de clientes até no banheiro.

Governo quer liberar saque de contas ativas do FGTS para impulsionar a economia.

Governo pretende liberar PIS/PASEP e contas ativas e inativas do FGTS

“Vamos liberar o PIS/Pasep, FGTS de contas ativas e inativas, assim que sairem as reformas.”

Entretanto, de acordo com o ministro, as equipes estão ainda estudando e examinando o impacto destas medidas.

O governo do ex-presidente Micher Temer liberou no final de 2016, o dinheiro de contas inativas do FGTS naquela época, com o objetivo de retomada da economia.

A preocupação do ministro é com a aprovação da reforma da previdência. Ou seja, se o governo liberar o PIS/PASEP e FGTS de contas ativas e inativas sem as mudanças fundamentais, acontecerá uma recuperação da economia, mas depois se perderá tudo de novo, de uma vez só.

O ministro ainda deixou claro que os anúncios deverão ser feitos dentro de três ou quatro semanas. Ademais, ele também afirmou que os recursos do PIS/PASEP já estão prontos para serem liberados.

“Gostaríamos de disparar hoje, mas aí fomos examinar também o FGTS, que atrasou um pouco o PIS/PASEP para soltar junto”, disse Guedes.

Entenda o FGTS

O FGTS é depositado mensalmente pelo empregador, e a cada novo emprego com carteira assinada, uma nova conta é criada. Dessa forma, o mesmo trabalhador pode ter várias contas ao mesmo tempo. Sendo que cada uma delas corresponde a uma empresa em que ele teve vínculo.

Contas ativas do FGTS

O FGTS de contas ativas é aquele que está vinculado a um contrato de trabalho vigente, e que recebe depósitos mensais pelo empregador. Portanto, o saldo rende juros e correção monetária.

Contas inativas do FGTS

O FGTS de contas inativas é oriundo de contas cujo contrato de trabalho encontra-se extinto. Ou seja, não recebe depósitos regularmente, mas pode ter saldo positivo, caso o trabalhador não se enquadre nas regras para saque, que você pode conferir aqui.

Notícia produzida com informações do site Infomoney.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.