Governo quer liberar saque de contas ativas do FGTS para impulsionar a economia

Na última quinta-feira (30), o ministro da economia Paulo Guedes mencionou liberar o saque de contas ativas do FGTS. Ou seja, o dinheiro das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço vinculadas a trabalhadores com contratos ativos. Além disso, o governo pretende liberar PIS, Pasep, e o FGTS de contas inativas. Saiba mais.

Bolsonaro vai privatizar os Correios e outras estatais na sequência.

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank diz que atendia a ligações de clientes até no banheiro.

INSS vai fazer pente-fino revisando três milhões de benefícios.

Governo quer liberar saque de contas ativas do FGTS para impulsionar a economia

De acordo com Guedes, estas medidas ajudarão a economia. Contudo, elas devem ser adotadas somente após a aprovação da reforma da Previdência. Através da qual o governo pretende equilibrar as contas públicas.

“Vamos liberar o PIS/Pasep, FGTS, assim que saírem as reformas”.

Quando o ministro foi questionado se a liberação incluiria saque de contas ativas do FGTS, Paulo Guedes confirmou à imprensa: “Inativas e ativas. Cada equipe está examinando isso. Nós não batemos o martelo ainda, mas todas as equipes estão examinando isso.”

Todavia, na visão de Guedes, as “torneiras” não podem ser abertas sem as mudanças necessárias.

“Ajuda. O problema é que se você abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três, quatro meses porque liberou, depois afunda tudo outra vez. Mas na hora que você fizer as reformas fundamentais, e aí sim você libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria. A bateria está parada, você dá a chupeta, mas tem a certeza de que o carro vai andar.”

Injeção de recursos na economia

Considerando os saques do PIS/Pasep, a estimativa do governo é que poderiam ser injetados R$ 10 bilhões na economia. Já no caso das contas inativas e do saque de contas ativas do FGTS, os técnicos estudam que poderia alcançar um valor próximo a R$ 20 bilhões.

Além da liberação dos saques do FGTS inativo, há previsão de que sejam liberadas várias possibilidades para o saque de contas ativas do FGTS. Os anúncios oficiais do governo devem sair entre três e quatro semanas.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts

Cássio Coelho

Comentários no Facebook