Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia: Banco Inter é bom? Vale a pena ser correntista?

0

Bancos digitais estão cada dia mais em alta. Em meio a diversas opções online, o Banco Inter é um dos melhores, mas possui alguns pontos positivos e outros negativos, que podem pesar na sua decisão, caso você ainda não tenha uma conta digital.

Banco Inter
Banco Inter vale a pena? – Imagem: Miguel Lagoa via shutterstock

É provável que você também goste:

Descubra como ganhar cashback modo TURBO no Banco Inter

Como resolver o erro 20×5 da Caixa (assinatura eletrônica bloqueada)

Guiabolso libera R$ 10 para a sua primeira transferência GRÁTIS

Banco Inter vale a pena?

Com intuito de facilitar a sua escolha, experimentei alguns serviços do banco digital mineiro e relato algumas impressões. Será que vale a pena ser correntista do Banco Inter? Confira.

Neste texto, apresentaremos: O que é o Banco Inter?; Quais são as suas políticas?; Que serviços são oferecidos?, benefícios e contras. Tudo isso para te ajudar a escolher o banco ideal. Ah, e se no fim, você estiver convencido de que esta é a melhor opção, ainda te ensinamos a criar sua conta.

Quem é o Banco Inter?

Criada em 1994, esta empresa mineira é pioneira quando se trata de banco 100% digital. O Banco Inter é destaque nacional por ser completamente isento de tarifas. Com esta instituição, você tem TED (transferências) e PIX (pagamento instantâneo) à vontade sem que seja cobrado nada por estes serviços.

Nova sede do Banco Inter em BH
Nova sede do Banco Inter em BH – Imagem: Banco Inter/Divulgação

O Banco Inter tem evoluído, adaptando-se às novas tecnologias para melhorar o atendimento aos clientes. Tanto é que ele tem alavancado suas operações de comércio eletrônico.

Além disso, o Inter tem responsabilidade social, contribuindo com iniciativas culturais e sociais, para o desenvolvimento de um mundo mais igualitário.

Facilidade para o usuário

O cliente Inter tem acesso total ao banco por meio de aplicativo para smartphones, o que é muito importante hoje, especialmente com as restrições causadas pela pandemia da Covid-19.
Isso é um diferencial significativo, por isso desde o início do ano o Inter conquistou milhões de clientes ao permitir a abertura de crédito de forma rápida e fácil com juros mínimos.

Quais são os serviços do Banco Inter?

No Banco Inter, você pode abrir sua conta digital totalmente gratuita e sem taxas mensais “embutidas nas letras pequenas”. Com ela, poderá acessar a plataforma digital da instituição por meio de login e senha. Será possível fazer diversas movimentações online com o seu dinheiro.

TED, DOC e PIX

Dentre os vários serviços que os clientes Inter podem usufruir na plataforma, está a transferência e o recebimento de transferência bancária.

No entanto, vale ressaltar que o Inter recebe TED, DOC (Documento de ordem de crédito) e PIX, mas só efetua transferência na modalidade de TED e PIX.

Cartão de débito e crédito

Você ainda pode fazer compras no débito e solicitar a função de crédito. Desta forma, terá um só cartão e ainda ganha cashback no shopping do Super App.

Isso significa que a cada compra realizada você ganha um crédito de desconto para gastar mais no Super App.

Para conseguir a função crédito, é preciso apenas pedir uma análise no aplicativo. Você não pagará nada, o cartão é sem anuidade. Pode ficar despreocupado e comprar à vontade!

Investimento

O Banco Inter também conta com uma plataforma completa de investimentos, para que seus clientes possam fazer seu dinheiro render mais, caso queiram. Existem possibilidades para diferentes perfis de investidores e com pouco dinheiro já se pode começar.

Outros serviços

Além disso, o banco tem atendimento 24 horas pelo chat e via SAC, opção de fazer depósito via pagamento de boleto e agendar pagamentos, entre outros.

Jovens e crianças podem ter acesso a uma poupança kids. Assim, já começam a guardar um dinheirinho para assegurar o futuro deles.

Principais tipos de contas e cartões

O Banco Inter disponibiliza as contas digital e kids, que podem ser acessadas após aprovação. Será possível usufruir de todos os serviços sem pagar taxas, além de receber um cartão de débito.

A conta kids é uma conta completa que você pode fazer para o seu (ua) filho (a) e investir no futuro dele (a).

Conta Kids
Conta Kids – Imagem: Banco Inter/Divulgação

Banco Inter – Contas e Cartões.

Além do cartão de débito, você poderá solicitar um cartão de crédito, com três ótimas opções:

Mastercard Gold – cartão disponibilizado ao solicitar análise de crédito no app. Com ele, é possível fazer compras no Brasil e no exterior, não exigindo comprovação de renda, e o limite varia de acordo com a análise de movimentação da conta do cliente.

Mastercard Platinum – é oferecido para os clientes que apresentam investimentos de cerca de 50 mil reais no aplicativo, sendo válido para qualquer tipo de investimento.

Mastercard Black – para ter acesso a este tipo de cartão, o cliente necessita apresentar um investimento mínimo de 250 mil reais em opções disponíveis no aplicativo. Não dispõe do serviço de cashback.

Vale ressaltar que nenhuma das modalidades de cartão de crédito tem anuidade. Nem mesmo no cartão de débito kids é cobrado taxas.

Quem pode ser correntista?

Qualquer pessoa pode ser correntista no Banco Inter, até mesmo estudantes, desempregados, aposentados, negativados e menores de 18 anos. Você pode abrir uma conta para seu filho, sendo o responsável legal até que o mesmo atinja a maioridade.

O Banco Inter não solicita comprovante de renda, dessa forma abrange uma parcela da população que não tem emprego comprovado na carteira de trabalho. Isso torna os serviços acessíveis até a populações em situação de vulnerabilidade financeira.

Quanto custa ser correntista do Banco Inter?

O Inter não cobra nenhum tipo de tarifas e/ou taxas, seja para criação da conta ou movimentação do dinheiro.

O cartão de crédito, seja qual for, também é sem anuidade. Logo, não há custo algum em ser correntista no Banco Inter. Então, sim! Vale a pena ser correntista.

Como abrir uma conta no Banco Inter?

Para abrir a sua conta, é muito fácil. Basta baixar o aplicativo, disponível para Android ou iOS, e ter em mãos:

  • Seu documento oficial com foto (RG, CNH e CTPS, por exemplo);
  • Comprovante de residência em seu nome;
  • Smartphone com câmera frontal para tirar uma selfie.

Agora basta seguir todos os passos, que são bastante intuitivos, e abrir a sua conta pelo próprio celular. O banco promete aprovação em até sete dias úteis, mas normalmente, dentro de 48 horas você a terá liberada.

Quanto tempo leva a aprovação da conta e para chegar o cartão?

O banco solicita até sete dias úteis para confirmar a abertura da conta, mas pode ser liberada antes. Em caso de solicitação de crédito, o prazo é o mesmo. No entanto, o processo pode ser mais demorado, isso varia de cada cliente.

O envio do cartão ocorre logo após a confirmação de abertura da conta. A entrega será no endereço informado no momento do cadastro e o prazo de entrega é de acordo com a distância da empresa para a residência do cliente, sofrendo influência também do funcionamento dos Correios.

Vantagens x desvantagens de um banco 100% digital

Assim como qualquer outro banco, o Inter apresenta pontos positivos e negativos. Aqui mostraremos os principais, para que cada usuário julgue se ele atende ou não as suas expectativas.

Vantagens do Banco Inter

Dentre os pontos fortes dessa instituição, podemos citar uma vasta lista. É um banco inovador e em constante crescimento. Isso se deve à excelência em diversos aspectos, como:

Conta 100% gratuita

Você não paga absolutamente nada para usar a conta digital do Banco Inter. Não gasta para abrir e não tem nenhuma tarifa embutida na utilização dos serviços. Cabe salientar que você pode aproveitar TED e PIX gratuitos, emissão de 30 boletos por mês sem custo e muito mais.

Saques gratuitos e ilimitados

Aqui destacamos ser um ponto negativo para muitas outras instituições, que limitam e taxam os saques dos clientes, o que claramente não é uma política praticada pelo Inter.

Além dos caixas do Banco Inter, na sua sede, em Belo Horizonte – MG, existem mais de 23 mil caixas eletrônicos da rede Banco24Horas espalhados pelo Brasil. Neles, seus clientes podem realizar quantos saques precisarem sem custos.

TED e PIX gratuitos

O Banco Inter oferece TED e PIX ilimitados e gratuitos para qualquer banco. Reforçamos que o Inter apenas recebe DOC, mas não realiza.

Cartão de Crédito sem anuidade

O Banco Inter dispõe de cartões de crédito sem a cobrança de anuidade, o que lhe é um grande diferencial. Há promoções ainda em que o limite pode até dobrar e mesmo cashback para várias compras feitas no App do próprio banco.

Amplo portfólio de investimentos

O Inter tem uma plataforma completa de investimentos, que é uma ótima saída para fazer o seu dinheiro render bem mais que a poupança.

  • CDB;
  • LCI;
  • RDB;
  • Bolsa de Valores, entre outras opções.

Há investimentos a partir de 100 reais, que proporcionam um maior acesso ao mundo dos investimentos para todas as classes.

Cashback no shopping do SuperApp Inter

O banco digital mineiro oferece cashback nas compras realizadas no SuperApp Inter. Além disso, há periodicamente promoções com porcentagens do dinheiro de volta (cashbacks) e limite de crédito em dobro para aproveitar as ofertas.

CDB Mais Limite de Crédito

Uma excelente forma de aumentar o seu limite de crédito é investir em um CDB do Banco Inter. Você pode investir entre 100 reais e 100 mil reais no CDB Mais Limite de Crédito e ter a sua aplicação automaticamente convertida ao serviço.

Para pessoas que têm pressa em conseguir um limite de crédito alto, basta fazer o investimento e o valor será acrescido no limite.

Conta Kids

O Banco Inter oferece a conta kids, uma experiência para crianças e jovens completa e 100% gratuita. É uma instituição de confiança para dar os primeiros passos na educação financeira dos pequenos.

Desvantagens do Banco Inter

Como nem tudo é só vantagens, vamos elencar também os principais pontos negativos da empresa, que são:

Falta de “calor humano”

Ao contrário das instituições tradicionais, o Banco Inter não possui atendimento presencial, o que pode fazer falta para você em algumas situações específicas. No entanto, o cliente consegue solicitar soluções para seus problemas pela plataforma ou nos telefones disponíveis no site.

Atendimento pelo chat

O atendimento via chat na maioria das vezes é lento e pode levar até horas para você obter resposta em suas demandas. No Nubank, por exemplo, a conversa ocorre em tempo real.

A solução mais rápida para tratar algum assunto urgente é ligar para o telefone do Banco Inter.

App fora do ar com frequência

Este é o motivo do maior número de reclamações dos correntistas, mas que também acontecem nos grandes bancos. Com bastante frequência, o app apresenta erros de conexão, atrapalhando quem depende do Banco Inter.

Entretanto, em cerca de dois anos de uso do banco digital, somente uma vez não consegui fazer uma TED. Esta foi a minha experiência negativa. Já na Caixa Econômica Federal passei por isso umas quatro vezes no mesmo período.

De acordo com um recente levantamento do site Seu Crédito Digital, ao longo de 2020, o Banco Inter sofreu instabilidade no site e no app por oito vezes, ficando em segundo lugar nos apps com mais problemas.

Dificuldade em ser aprovado no cartão de crédito

No meu caso, demorei mais de um ano para ser aprovado na função crédito. Quando consegui, o limite foi mais baixo do que a maioria dos cartões que eu já tenho.

De acordo com relatos, realmente é mais difícil ser aprovado no cartão de crédito do Banco Inter do que em outros bancos digitais e fintechs.

Após se informar sobre os prós e contras, escolher a melhor opção disponível para o seu perfil.

Quais são os recursos de uma conta digital?

Por meio de uma conta Inter, você tem acesso ao seu dinheiro a qualquer hora do dia e lugar. Pode-se fazer pagamentos, transferências, investimentos e recargas de celular desde que tenha acesso à internet.

Dentre os principais recursos de uma conta digital, podemos citar:

  • Solicitação de empréstimos;
  • Pagamento de boletos;
  • Transferências TED e DOC;
  • Agendamento de pagamentos e transferências;
  • Saques em qualquer dia e horário em caixa 24 horas;
  • Análise de extratos;
  • Investimentos em poupança, CDB, fundos de investimento e renda fixa, dentre outros;
  • Recarga de celular;
  • Aplicação de seguros;
  • Cashbacks;
  • Cartões de crédito e débito.

Há outras funções que você verá ao criar sua conta digital no Banco Inter. Atualmente, os bancos digitais têm se mostrado mais práticos e acessíveis.

É seguro ter uma conta digital no Banco Inter?

O Inter dispõe de uma rígida política de privacidade, dessa forma os dados solicitados durante a abertura da conta serão de acesso apenas do banco.

Além disso, a conta só poderá ser acessada por meio da senha e/ou biometria do responsável

Banco Inter
Banco Inter é seguro? – Imagem: Beto Chagas/shutterstock.com

Banco Inter – É seguro?

O Banco Inter já conta com mais de 8 milhões de usuários ativos. Durante a pandemia causada pelo vírus da Covid-19, a empresa bateu recorde trimestral de novos clientes, o que mostra que é segura e acessível.

Como é o atendimento de um banco digital?

O Banco Inter é 100% digital, ou seja, não dispõe de atendimento presencial. No entanto, no site há a “Central de Ajuda”, para o cliente tirar dúvidas.
Além disso, é possível entrar em contato por meio de ligação ou pelo chat disponível no próprio aplicativo.Há vários telefones para contato no site, app ou no próprio cartão – uma delas é o SAC 24h, disponível pelo número 0800 940 9999.

No aplicativo, tem-se uma aba de ajuda, sendo possível tirar dúvidas por meio de mensagens.

Vale a pena optar pelo Banco Inter?

Diante de todas as informações fornecidas neste artigo, podemos dizer que o Banco Inter é uma excelente opção para quem está em busca de abrir uma conta ou mudar de banco.

Banco Inter
Imagem: DihandraPinheiro/shutterstock.com

O Banco Inter te permite ter total controle da movimentação do seu dinheiro sem pagar nenhuma taxa. Além disso, você poderá levar seu banco no bolso para qualquer lugar e acessá-lo em qualquer horário.

Se quiser saber mais sobre o Banco Inter, você pode acessar o site da instituição e tirar suas dúvidas. Outra opção é procurar mais opções de bancos no nosso site para decidir o melhor para você.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem destacada: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Comentários
Carregando...