Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

iFood amplia oferta de crédito barato a restaurantes

O iFood passou a oferecer empréstimos a restaurantes com taxas mais baixas do que as praticadas pelos bancos. Confira!

Em fevereiro deste ano, o iFood fez um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, em setembro, pôs fim aos contratos de exclusividade de grandes redes de restaurantes. Dessa forma, para não deixar de ser o aplicativo de entregas mais utilizado pelos estabelecimentos, a plataforma vem adotando novas estratégias.

Assim, o iFood passa a oferecer empréstimos a restaurantes com taxas mais baixas do que as praticadas pelos bancos, além de reformas nas cozinhas e venda de insumos, como carne, queijo e pão, com preços mais baixos. Veja mais detalhes!

Fim da exclusividade

Com o acordo com o Cade, que tem o intuito de garantir a livre concorrência de mercado. Atualmente, no máximo, 25% do volume de venda no iFood poderão estar vinculadas a restaurantes exclusivos, que são aqueles que vendem somente pela plataforma, não utilizando aplicativos concorrentes.

Sendo assim, a partir do dia 1º de outubro, o iFood acabou com a exclusividade de restaurantes que possuem mais de 30 lojas. No entanto, esses estabelecimentos não terão acesso a benefícios disponibilizados pelo iFood, como taxas menores pelo uso da plataforma.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informou ao EXTRA que as tarifas poderão ser até 40% maiores para vender no aplicativo.

Pessoa mexendo no app do iFood e notebook ao fundo
Imagem: Leonidas Santana/ Shutterstock.com

iFood concede benefícios

Por outro lado, o iFood, para estreitar os laços com os estabelecimentos parceiros, tem feito reuniões presenciais e emprestado mais dinheiro aos negócios que precisam. Nesse sentido, a empresa está disponibilizando uma linha de crédito com taxas menores do que as oferecidas pelos bancos, ficando entre 1,4% e 2,19% ao mês.

Veja também:

Confira a região com o maior número de beneficiários do Auxílio Gás

De acordo com o vice-presidente de restaurantes do iFood, Arnaldo Bertolaccini, entre abril de 2022 e março deste ano, o iFood emprestou R$ 407 milhões em crédito para cerca de 10 mil restaurantes, e a procura pelo empréstimo vem aumentando.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com