Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como consultar o lote residual do Imposto de Renda

Saber como consultar o lote ajuda na programação do recebimento de um dinheiro extra!

A Receita Federal liberou um lote de restituição residual. Mas você sabe como consultar o lote de restituição? Essa informação é muito útil, pois pode trazer um dinheiro a mais para sua conta e isso sempre é bem-vindo.

Assim, para saber como fazer isso da maneira correta, siga na leitura e aprenda tudo de uma vez por todas!

O que é um lote de restituição residual?

Como muita gente já sabe, todos os anos os brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal. Estamos falando da famosa entrega da declaração do imposto de renda. Dessa forma, é nesse momento que acontece uma espécie de “ajuste de contas” no qual a Receita fará a verificação dos rendimentos dos cidadãos.

Essa é a razão pela qual essa declaração se chama exatamente de “ajuste”. A denominação se dá porque os recebimentos e pagamentos do imposto de renda se ajustaram, de forma que a Receita saberá se está tudo em ordem, se houve pagamento a maior ou se um determinado cidadão está em débito e precisa pagar mais imposto.

E é justamente quando acontece pagamento a mais, por qualquer razão que seja, que um evento muito desejado pelos brasileiros acontece: a restituição. Ela nada mais é do que a devolução do imposto pago a maior para quem é de direito: o cidadão. Sempre que acontece a identificação do recebimento a mais por parte da Receita, haverá a restituição.

Lotes

No entanto, a restituição não se dá de uma só vez. Até mesmo a Receita Federal precisa organizar suas contas e o estorno do imposto pago a mais é feito em lotes. Assim, todo ano existe um calendário que prevê o pagamento da restituição para todos que têm direito.

E, nesse ponto, é importante considerar o erro humano. Sim, não é sempre que as coisas saem conforme o esperado e uma determinada declaração pode ser feita de forma errada. Nesses casos, acontece o evento chamado de malha fina e o contribuinte é chamado à Receita para prestar esclarecimentos.

Além disso, existem as entregas de declarações que ocorrem em atraso. Em ambos os casos, existe a possibilidade que seja constatada a necessidade de estornar dinheiro ao cidadão, ou seja, de fazer uma restituição. 

No entanto, quando essa verificação se dá em um momento muito tardio do ano e fora do calendário normal de pagamentos da Receita, a restituição se dará em um lote residual. Normalmente ele só é contemplado no ano seguinte, quando então o pagamento é realizado.

Leia também:

Receita abriu consulta ao lote de restituição residual: como consultar?

Em abril deste ano de 2023, por exemplo, a Receita Federal informou a abertura do lote de restituição residual de abril. Ele é referente à declaração de imposto de renda de 2022 e faz parte dos casos mencionados anteriormente. Engana-se quem pensa que o volume de recursos é pequeno por ser um lote residual: o valor total ultrapassa os R$ 344 milhões.

O pagamento se dará de uma vez, mas respeitando a ordem de prioridade. Claro, contudo, que essa ordem já foi feita antes do anúncio do pagamento e a própria Receita Federal informou o seu resultado. 

Entre os recebedores, estão 3.647 contribuintes que têm acima de 80 anos; depois, temos mais 25.136 pessoas com idade entre 79 e 60 anos; o terceiro grupo de prioridade é aquele com deficiência física e/ou intelectual ou ainda que seja portador de moléstia grave; eles somam 3.957 pessoas. Em seguida temos os professores com um número de 9.615 e, por fim, 248.579 contribuintes “normais”.

O pagamento já foi feito no dia 28 de abril último. No entanto, é valido mencionar que ainda pode existir mais algum lote residual e, nesse caso, a própria Receita fará o anúncio.

Nesses casos, é possível fazer uma consulta para saber se você está incluso nesse “pacote”, já que a grande maioria dos recebedores são contribuintes sem prioridade.

Onde acessar

Se este for o seu caso, basta acessar o site da Receita Federal primeiramente. Logo após busque pelo ícone “Meu Imposto de Renda” e em seguida clique em “Consultar a Restituição”. Na página que se abre será solicitado o CPF de quem quer saber se tem direito à restituição em questão, a data de nascimento e um verificador.

Vale lembrar que uma consulta mais detalhada pode ser feita pelo portal e-CAC também da Receita Federal. Trata-se de um acesso mais rigoroso que requer um cadastro prévio, mas seus resultados também são bem mais detalhados. Ele é útil para verificar se existem valores para receber.

Isso ocorre quando o contribuinte informa algum dado errado para receber a restituição, como um número da conta bancária, por exemplo. Se o dinheiro não for depositado na conta indicada, o valor permanece no Banco do Brasil por um ano para resgate. Depois disso, só é possível requerer o valor pelo portal e-CAC indicado.

Veja mais:

Como será o pagamento da restituição em 2023?

Como em todos os anos, a Receita libera o calendário de restituição para que todos saibam quais serão as datas de pagamento de quem tem direito. A regra que sempre prevalece é que os pagamentos só terão início quando o prazo de entrega das declarações terminar.

Neste ano de 2023 os pagamentos se darão em cinco datas. A ordem de preferência que costumeiramente é utilizada será mantida e as restituições ocorrerão conforme as indicações da tabela abaixo. Confira.

LOTEDATA
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote31 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote29 de setembro

Saber como consultar o lote de restituição, portanto, é fundamental para receber qualquer valor pago a mais para a Receita Federal. Lembre-se sempre de ficar de olho, pois a Receita faz a parte dela. Logo, para receber seus valores, você também deve fazer a sua parte.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com

(Com Ronaldo Araújo)