Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: vale a pena fazer a antecipação da restituição?

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda iniciou no dia 7 de março, e vai até o dia 29 de abril. Enquanto isso, a restituição deve ser realizada pela Receita Federal entre os meses de maio e setembro. Porém, uma dúvida muito comum é sobre a antecipação da restituição: será que vale a pena? Abaixo, vamos te explicar todos os detalhes.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: prazo de entrega é prorrogado para 31 de maio

Imposto de Renda 2022: como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Recebi cashback em 2021, preciso declarar no Imposto de Renda 2022?

Imposto de Renda: vale a pena fazer a antecipação da restituição?

Em suma, a antecipação da restituição do Imposto de Renda significa pedir um empréstimo ao seu banco no valor da restituição. E assim, a instituição antecipa o valor, e quando você receber a restituição da Receita Federal, você paga a instituição com juros.

Essa pode ser uma boa opção para quem está precisando de dinheiro antecipado. Porém, é necessário ter certeza de que você não vai se embolar com os juros. Em outras palavras, você não faz a antecipação da restituição, e sim, pede um empréstimo.

Sendo assim, conseguir um empréstimo da antecipação da restituição só vale a pena se você realmente precisa de dinheiro. Além disso, é necessário que o crédito conte com condições de pagamento mais vantajosas que outras.

Por exemplo: se você tem dívidas no cartão de crédito, cheque especial, ou empréstimos com juros muito altos, a antecipação da restituição pode ajudar nisso. Desde que tenham juros mais baixos. Ou seja, em situações de emergência, pedir esse crédito pode ser uma boa opção.

Entretanto, o principal é pesquisar diferentes opções de empréstimo e escolher aquele que cabe no seu bolso. É dito isso, pois a antecipação da restituição é um empréstimo, que deve ser devolvido com juros. Sendo assim, antes de contratar, tenha a garantia de que é a melhor opção.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com