Você está negativado no SPC e/ou Serasa e quer saber exatamente para quais bancos você está devendo?  A partir de agora, você pode fazer uma consulta gratuita na nova página do Banco Central, chamada “Minha Vida Financeira”. Lá é possível conferir suas dívidas de empréstimos, financiamentos, cheques sem fundos, contas em bancos, câmbio e transferências internacionais, além de dívidas com o setor público federal.

É provável que você também goste:

Projeto de lei proíbe banco de cobrar tarifa por serviço não usado pelo cliente, como o cheque especial.

Nubank acaba período de testes e começa a ampliar oferta de empréstimo pessoal.

Notas de dinheiro podem disseminar ainda mais o coronavírus.

Além disso, na página “Minha Vida Financeira” do BCB, podem ser consultadas as informações financeiras de pessoa física ou pessoa jurídica. Ademais, veja o que diz o chefe do departamento de atendimento ao cidadão do Bando Central, João Paulo Borges sobre a nova iniciativa do BC.

“O foco da página é permitir que essas informações sejam acessadas de maneira mais fácil pelos usuários. Antes disso, o conteúdo estava disperso pelo site do BC, o que dificultava a consulta pelos interessados. Entretanto, a página é um importante serviço ofertado pelo BC ao cidadão. Com essa página, ele poderá ter acesso a um conteúdo relevante, de forma geral, e às principais informações sobre a sua vida financeira. Além disso, esperamos que quem acessar o material encontre os dados requeridos de maneira mais fácil e de forma autônoma”.

Minha Vida Financeira: O que você encontra ao fazer a consulta no BC?

Com essa nova ferramenta, o consumidor pode ver facilmente suas pendências financeiras, o que ajuda na hora de quitar as dívidas. Confira quais são as informações que podem ser acessadas na página Minha Vida Financeira:

  • Empréstimos e financiamentos (SCR): Nesta página você confere o seu saldo devedor, modalidade de empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial, entre outros, e o status da sua dívida;
  • Contas em bancos e outros relacionamentos (CCS): Confira o seu relacionamento com bancos ou representantes legais de bancos e outras instituições financeiras autorizadas pelo BC na página Minha Vida Financeira;
  • Câmbio e transferências internacionais: Aqui você pode ver as informações sobre as operações de câmbio ou de transferências de valores para o exterior;
  • Dívidas com o setor público federal (Cadin): Entretanto, se você necessita saber sobre suas dívidas de com órgãos e entidades federais, você pode se informar nesta aba;
  • Cheque sem fundo (CCF): Por fim, no Minha Vida Financeira você vai encontrar informações sobre cheques devolvidos cadastrados no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Jo Galvao, via Shutterstock.