Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Negativado? 4 dicas para limpar seu nome e se livrar das dívidas

Veja os passos principais para se organizar financeiramente e sair da negativação.

Para quem está negativado, pode ter certas dúvidas sobre as melhores formas de sair dessa situação. Porém, é preciso dizer que limpar o nome do SPC e Serasa e se livrar das dívidas são dois processos diferentes.

Em geral, primeiro você deve organizar as finanças para depois conseguir limpar o nome sujo. Para ajudar você nesse processo, traremos aqui dicas para sair de uma situação de superendividamento e, de quebra, não ter seu nome negativado. Portanto, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Afinal, quem está com o nome negativado pode pedir empréstimo?

Companhia de água tem que indenizar cliente por cobranças e negativações indevidas

Lulu Santos é negativado e decide processar banco em R$ 50 mil

Negativado? Veja dicas para limpar o nome e se livrar das dívidas

Então, o primeiro passo que você deve dar é ter consciência da sua situação. Afinal, fingir que a dívida não existe não vai fazer ela sumir.

Com isso, é preciso tomar consciência de que você se encontra em uma condição de endividamento excessivo e de que é preciso resolver esse problema. Confira as dicas abaixo:

1. Liste suas dívidas

Assim, depois de verificar e listar quais são suas contas em atraso, bem como valores das dívidas, os prazos para pagamento e juros, entre outros, é preciso estabelecer as prioridades.

Depois, você deve organizar as mais urgente e possíveis de quitar, vendo as melhores alternativas para sair do endividamento.

2. Reduza gastos

Uma coisa importante para limpar o nome sujo é não fazer novas dívidas e também reduzir os gastos. Dessa forma, é preciso separar os gastos necessários dos supérfluos, e passar um momento “no aperto” para que no futuro possa estar tranquilo financeiramente.

3. Busque gerar renda extra

Uma boa forma de conseguir sair das dívidas é ter mais dinheiro para pagá-las. Nesse sentido, uma renda extra pode ser muito bem vinda.

Por isso, procure identificar áreas de serviços em que você tenha habilidades para gerar dinheiro extra e complementar o seu orçamento. A internet está cheia de possibilidades.

4. Limpe o nome dos órgãos de crédito

Por fim, agora que você já está organizado financiamento, é a hora de acertar as contas com os credores e limpar o nome sujo. Primeiramente, caso você tenha perdido os boletos ou as cartas de cobrança, vá atrás para descobrir quais lojas ou instituições colocaram seu nome na lista de maus pagadores. No Serasa, você consegue essas informações.

Em seguida, entre em contato com os credores e tente uma negociação. Normalmente, é possível optar por pagar à vista ou parcelado. Se você tiver o dinheiro necessário, escolha sempre pagar o valor integral. Isso reduz os juros e pode trazer ótimos descontos.

Assim, depois de quitar suas dívidas, seu nome deve ser retirado do SPC e Serasa em até 5 dias úteis após o pagamento da dívida. Seja ela integral, seja a primeira parcela de uma renegociação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Rido / Shutterstock.com