Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que fazer quando a empresa demite, mas não paga a rescisão?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após o trabalhador ser demitido da empresa, ele deverá receber as verbas rescisórias, que são direitos garantidos por lei a quem teve o contrato de trabalho encerrado. Entretanto, algumas empresas não cumprem suas responsabilidades ao desligar uma pessoa do seu quadro de funcionários, deixando o colaborador no prejuízo.

O trabalhador demitido que não teve suas verbas pagas pela empresa poderá receber o que é seu por direito de algumas formas. Confira a seguir quais são as principais verbas rescisórias a que o profissional tem direito:

  • Salário;
  • Aviso prévio;
  • Férias vencidas;
  • Férias proporcionais;
  • 13º salário proporcional.

Como é realizado o processo administrativo?

A empresa tem o prazo de 10 dias corridos, a partir do fim do contrato, para fazer o pagamento das verbas ao colaborador. É necessário ficar atento, caso tenha acabado o prazo e o estabelecimento ainda não tenha pago o que é seu por direito, pois você poderá requerer o pagamento de uma multa que terá o valor do seu salário.

O que fazer se a empresa ainda não pagar a sua rescisão? 

Caso você já tenha esgotado todas as formas de comunicação, como mensagens e e-mail, já compareceu à empresa e mesmo assim ela não pagou a sua rescisão, é indicado procurar um advogado para fazer uma reclamação trabalhista na justiça.

É importante estar com o termo de rescisão do contrato de trabalho, além de algumas provas da sua demissão. Dessa forma, o juiz poderá expedir imediatamente uma ordem, antes da primeira audiência, para que a empresa disponibilize a guia de saque do FGTS e entrada ao seguro-desemprego.

O que acontece se o trabalhador não comparecer para receber a rescisão?

O profissional conta com um prazo de até 120 dias após a demissão para solicitar o seguro-desemprego. Caso tenha terminado esse período e a empresa não tenha emitido a guia, ela poderá ser condenada a pagar o valor que você receberia como seguro.

No caso de o trabalhador não responder às mensagens ou ligações da antiga empresa e não comparecer nos dias marcados para receber os valores da rescisão, a empresa se isenta do pagamento de multa por causa do atraso das verbas rescisórias, já que a falta de pagamento se origina por causa do trabalhador.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: chayanuphol/shutterstock.com