Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que vai acontecer com a carteira de identidade de Minas Gerais?

O objetivo da nova carteira de identidade é unificar o número do documento em todas as unidades de federação através do CPF.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O governo liberou recentemente, o novo modelo de carteira de identidade para o Brasil. A partir disso, Porto Alegre foi a primeira capital a começar a emitir o novo RG. Diante disso, será que já é possível emitir a carteira em Minas Gerais? Abaixo, descubra a resposta.

A nova carteira de identidade já está disponível em Minas Gerais?

Não. Embora muitas pessoas acreditem que já estão com o novo documento, ele é, na verdade, a carteira de identidade de Minas Gerais. A criação da mesma ocorreu há um mês pela Polícia Civil do estado.

De acordo com a instituição mineira, o modelo pode ser feito em qualquer Unidade de Atendimento Integrado (UAI) das cidades, e diferente do modelo tradicional/antigo, o cidadão não precisa levar foto impressa, e sujar o dedo para anexar as impressões digitais no documento.

A carteira é feita de forma digital, e entregue na casa do cidadão. Além disso, ela vale em todo o Brasil. Enquanto isso, o novo modelo nacional vai entrar em circulação a partir do mês de agosto. Com o novo documento, Minas Gerais vai ter 3 modelos em circulação: o antigo (tradicional), o estadual (cartão) e a carteira de identidade nacional (emitida a partir do CPF).

Emissão do novo modelo nacional

O objetivo da nova carteira de identidade é unificar o número do documento em todas as unidades de federação através do CPF. Com a nova documentação, a numeração vai ser única, e a autenticidade pode ser checada por QR Code, inclusive offline. Ou seja, somente o CPF vai ser considerado.

Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número. Entretanto, no caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, até então era possível ter 27 números de RG no Brasil.

A medida estima ainda que a nova carteira de identidade vai poder ser considerada um documento de viagem, pois vai entrar no padrão internacional. O documento vai ter o código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo presente em passaportes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Divulgação / Ministério da Justiça