O Penhor Caixa aceita os seguintes itens como garantia: relógios, pratarias, canetas de primeira linha, joias e até mesmo o FGTS. Em suma, é necessário entregar o objeto para a instituição, no ato da contratação. Já a devolução do mesmo acontece após o final do pagamento da dívida.

Para solicitar o empréstimo, é necessário ter um bem que pode servir como garantia. Em posse do item, basta ir até uma agência da Caixa e solicitar o empréstimo. Além disso, é necessário ter um documento de identidade, CPF, bem como um comprovante de endereço.

Ademais, ao solicitar o contrato do programa de Penhor Caixa, é necessário levar o item para passar por uma avaliação. Assim, se o bem estiver dentro dos parâmetros, a instituição vai disponibilizar o empréstimo. Inclusive, é nesse momento em que se decide o número de parcelas, e a forma de pagamento.

No caso de contratação do Penhor Caixa com o FGTS, no caso de inadimplência, haverá o desconto automático da dívida, diretamente no FGTS. Nesse modelo, o valor liberado é de 10% do saldo disponível na conta do fundo e de 40% da multa quando há demissão sem justa causa.