Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia Federal articula operação contra fraudes na Caixa

Na manhã da última quinta-feira (10), a Polícia Federal realizou a Operação Anakin. A operação tem como objetivo desarticular criminosos que faziam fraudes ao invadir os sistemas da Caixa e acessar as contas bancárias e informações pessoais dos clientes. Depois da invasão, os criminosos faziam a emissão de cartões de crédito das vítimas e, a partir disso, faziam compras, pagamentos e saques. Ao todos, os criminosos conseguiram R$ 140 milhões.

É provável que você goste também

STF decide que bens de família de fiador podem ser penhorados

Vale-gás: você precisa criar uma conta na Caixa para receber o benefício?

Dinheiro Esquecido nos bancos: BC divulga valor médio por pessoa a receber; Confira!

Polícia Federal articula operação contra fraudes na Caixa

Em suma, a organização criminosa investigada, e especialista em fraudes bancárias, tinha uma estrutura ordenada para realizar as fraudes, com escritórios, empresas, equipamentos de informática, além de contar com uma mão de obra muito qualificada.

Durante as investigações, foram descobertas as fraudes e os criminosos virtuais, que realizam os acessos ilícitos aos sistemas bancários. Além disso, eles assessoram os outros infratores envolvidos no esquema delitivo. Ao todo, 4 membros da OCRIM foram presos. Foram feitos 8 mandados de busca e apreensão em São Paulo/SP e na região metropolitana.

Para cumprir as ordens judiciais, a Polícia Federal usou 40 policiais. Além das prisões, eles realizaram a apreensão de materiais de informática, documentos, veículos, dentre outros objetos, para seguir com as investigações. Inclusive, a Polícia prendeu um funcionário dos Correios, que repassava os cartões emitidos durante a fraude. 

Por fim, vale destacar que a investigação começou em 19/08/2021 e desvendou todo o modo de operação usado pelos criminosos para a invasão cibernética do sistema bancário. Além disso, a operação identificou os membros de primeiro escalão da organização, bem como os responsáveis pelas invasões.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com