Por que ainda não é possível sacar o Auxílio Emergencial?

0

O Governo Federal começou a liberar para os beneficiários o depósito dos R$ 600 ou R$ 1200 do novo benefício social, que vai ajudar a população brasileira a enfrentar a crise econômica do coronavírus. Entretanto, os 2,5 milhões de pessoas que já receberam a primeira parcela do benefício ainda não podem retirar o valor em dinheiro. Se você é um deles e está frustrado com essa situação, entenda por que ainda não é possível sacar o Auxílio Emergencial.

É provável que você também goste:

Bancos podem SUSPENDER parcelas do crédito consignado durante a pandemia

Quem ganha seguro-desemprego poderá solicitar o auxílio emergencial

Como consultar o Auxílio Emergencial na Caixa?

A importância do Auxílio Emergencial

Antes de mais nada, aviso de antemão que o motivo é importante. Primeiramente, entenda que uma das razões pela qual o Auxílio Emergencial é tão importante é que ele ajudará aqueles que trabalham informalmente, ou mesmo os desempregados que fazem o popular “bico”, a cumprirem a quarentena.

A quarentena nada mais é do que o isolamento social por um período. Ou seja, durante um determinado tempo, você deve ficar em casa, evitando ao máximo sair para a rua e, principalmente, não participar de aglomerações. Essas medidas são fundamentais para que se controle o contágio do Coronavírus.

De acordo com muitos estudos e evidências, o coronavírus se espalha muito rapidamente. Além disso, durante o período de incubação do vírus, que é quando a pessoa já está infectada mas ainda não apresenta os sintomas, o infectado poderá passar o vírus para outras pessoas, sem saber que está passando.

Devido a isso, o isolamento social é tão importante. Pois como não temos nenhuma vacina ou cura para o coronavírus, a única maneira de controlar a doença é afastando as pessoas. Por isso você ouve tantas vezes, seja pelo noticiário, campanhas de conscientização, celebridades e figuras públicas ou mesmo aqui no site, que você deve ficar em casa.

Não deixar a pandemia colapsar o SUS

E por que é tão importante controlar o contágio? Porque nosso sistema de saúde pode entrar em colapso se muitas pessoas forem infectadas ao mesmo tempo. Vimos isso acontecer na Itália, onde a quarentena foi tratada com desdém no início da epidemia no país. Lá, o Governo achou que não era uma boa ideia mandar as pessoas ficarem em casa, pois isso afetaria a economia.

E o que acabou acontecendo é que tanta gente se contaminou, que os hospitais lotaram. Chegou ao ponto que os médicos não podiam atender todas as pessoas que estavam em estado grave, e acabavam tendo que escolher quem atender, deixando outros à sua própria sorte.

Para evitar que o mesmo acontecesse no Brasil, logo no começo da epidemia, muitas Prefeituras e Governos Estaduais determinaram quarentena, o que foi fundamental para o controle do contágio. Entretanto, muitas pessoas não cumprem a quarentena, bem como muitas empresas não pararam suas atividades, o que é uma grande preocupação para o Ministério da Saúde.

Por que ainda não é possível sacar o Auxílio Emergencial?

Entendendo a necessidade de fazer quarentena, estamos quase chegando na resposta. Afinal, por que ainda não é possível sacar o Auxílio Emergencial? Então, o motivo é evitar aglomerações nas agências e caixas eletrônicos da Caixa e Banco do Brasil. Além disso, a ideia é fazer com que a maioria das pessoas utilizem seu dinheiro de forma digital. O aplicativo da Caixa ou o do BB permitem que o beneficiário utilize seu dinheiro do Auxílio Emergencial para pagar contas, transferir dinheiro, dentre outras ações de forma totalmente online.

E quem não sabe como fazer, pode pedir ajuda para alguém com mais conhecimento, ou mesmo procurar tutorias para isso. São vários vídeos e artigos na internet que ensinam a usar o aplicativo para pagar suas contas. A própria Caixa explica como fazer algumas coisas. Dessa forma, a Caixa consegue evitar a ida de muitos clientes à agência, ajudando a controlar o contágio de Coronavírus.

Datas de saque do Auxílio Emergencial

Então, a partir do dia 27, os beneficiários poderão sacar o dinheiro em espécie. Mas como poderia acontecer de ir todo mundo para a agência no dia 27, e assim causar aglomerações e altas transmissões de coronavírus, a Caixa também resolveu dividir esse público em 6 datas.

Quem nasceu em janeiro ou fevereiro poderá sacar seu benefício em dinheiro a partir do dia 27 de abril. Já os aniversariantes de março e abril terão acesso em 28 de abril. Os nascidos em maio e junho poderão sacar em 29 de abril. Nascidos em julho e agosto podem pegar o benefício em dinheiro em 30 de abril. Já os aniversariantes de setembro e outubro terão acesso ao Auxílio Emergencial em dinheiro no dia 4 de maio. Por fim, os nascidos em novembro e dezembro podem sacar o dinheiro em 5 de maio.

Para quem precisa sacar em dinheiro o Auxílio Emergencial, saiba que será possível fazer o saque em uma casa lotérica, sem necessidade do cartão da conta. Mas tente evitar ir até o estabelecimento. É muito mais fácil e seguro movimentar sua conta com o aplicativo Caixa Tem, criado especialmente para esse fim. Com ele, você consegue pagar seus boletos, transferir dinheiro para contas da Caixa e até mesmo de outros bancos gratuitamente nos próximos 90 dias.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: RHJPhtotoandilustration / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar