Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei proíbe telemarketing indesejado

Esse pode ser o fim das ligações indesejadas que chegam no seu celular: o projeto de Lei 310/22 proíbe operadoras de telemarketing de ligarem para o usuário sem que este tenha autorizado previamente.

É provável que você também goste:

A partir de hoje (10), empresas de telemarketing têm prefixo próprio

Projeto de Lei libera saque do FGTS para segundo imóvel

Projeto de Lei quer a volta dos carros de passeio a diesel no Brasil

Isso significa que, para uma empresa entrar em contato oferecendo produtos ou serviços, será necessário que você tenha concordado em recebê-las. Segundo o autor da proposta, o deputado Nereu Crispim (União-RS), as medidas que temos atualmente para evitar as ligações de telemarketing não são o suficiente.

O deputado ressalta que de 2016 a 2019 foram registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mais de 86 mil reclamações referentes a ligações indesejadas. Na plataforma “Não me Perturbe” que bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing, já são mais de 10 milhões de números registrados.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Defesa do Consumidor, Justiça,  Cidadania e pelo Plenário.

O que a lei que proíbe telemarketing de ligar para o usuário sem autorização estabelece?

A pessoa que receber ligações e contatos telefônicos abusivos, incômodos ou indesejados poderá registrar a ocorrência por meio da Anatel. A reclamação também poderá ser feita junto a órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.

As ligações abusivas poderão ser motivo de inquérito administrativo ou policial, feito pela autoridade competente. Com isso, mesmo possuindo autorização prévia, a empresa estará proibida de fazer um novo contato.

O projeto de lei também criminaliza o compartilhamento dos números dos usuários e a transferência da autorização para fazer telemarketing. Ou seja, a empresa não poderá compartilhar o seu número de telefone sem que você dê a permissão para que isso seja feito. 

O descumprimento da  lei sujeitará o infrator e demais responsáveis às normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor. Com isso, a empresa poderá ser multada e sofrer sanções administrativas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com