Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem tem direito ao PIS uma vez por ano?

O PIS permite que trabalhadores tenham acesso a alguns direitos e benefícios, como o abono salarial, que é pago anualmente por meio da Caixa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado para que os trabalhadores tenham acesso a alguns direitos e benefícios, como o abono salarial, que é pago anualmente por meio da Caixa Econômica Federal

Quem tem direito ao PIS?

Assim, tem direito ao PIS aqueles que se enquadram nas seguintes situações no ano-base:

  • Recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês;
  • Tinha registro em carteira;
  • Exerceu atividade remunerada por pelo menos, 30 dias no ano;
  • Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tinha os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.

Empregados domésticos não têm direito ao abono, pois para isso é necessário ter vínculo empregatício com uma empresa, não valendo vínculo com pessoa física.

Qual o valor do PIS?

Em síntese, o valor do PIS/Pasep varia de R$ 101,00 e R$ 1.212,00, proporcional a quantidade de meses que o cidadão trabalhou durante o ano-base. 

Como consultar o PIS/Pasep

Por telefone:

O trabalhador pode ligar para a Central Alô Trabalhador, no telefone 158.

Por e-mail:

A consulta pode ser feita por meio do endereço eletrônico [email protected], sendo que onde estão as letras “uf” deve ser colocada a sigla do estado onde mora o trabalhador.

Presencialmente:

Os trabalhadores que têm direito ao PIS, poderão solicitar o PIS esquecido presencialmente em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência, que enviará o valor à Caixa.

Pelo aplicativo

É possível fazer a consulta também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br, além de poder verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também consegue ter acesso ao valor, data do saque e o banco em que será creditado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.