Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal: restituição do Imposto de Renda poderá ser via Pix

Na última quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, a Receita Federal informou que o contribuinte poderá receber este ano a restituição do Imposto de Renda (IR) via Pix.

De acordo com o Governo Federal, a transferência via Pix facilitará o pagamento da restituição do IR, diminuindo a necessidade de reagendamento devido a contas inválidas informadas no ato do preenchimento da declaração ou devido à troca de banco. 

Entretanto, o crédito nesta categoria será efetuado apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração. Não serão admitidos e-mail, telefone ou chave aleatória.

É provável que você também goste:

Conta next para crianças lança função Pix

Comprovantes para o Imposto de Renda serão enviados até dia 28

INSS: aposentados já podem consultar informe de rendimentos para o Imposto de Renda

“Até ano passado, era possível indicar conta bancária, conta poupança e conta de pagamento. Neste ano, haverá uma nova opção, que será PIX, ao assinar essa opção, não será necessário preencher conta bancária, será utilizada a chave PIX CPF, e a conta vinculada a essa chave PIX CPF é que receberá a restituição.”

José Carlos da Fonseca, auditor fiscal e supervisor nacional do IRPF

Receita Federal também vai aceitar pagamento de DARF via Pix

Para aqueles que possuem imposto a recolher, o pagamento do Documento de Arrecadação de Tributos Federais (DARF) poderá ser efetuado via Pix também. Haverá um código de barras no documento para possibilitar o pagamento por meio desta modalidade.

A Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações em 2022, a mesma quantidade recebida em 2021. A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (ano-base 2021) será das 8h do dia 7 de março até as 23h59 do dia 29 de abril. Contudo, vale lembrar que aqueles que entregam a declaração logo nos primeiros dias do prazo têm mais chance de entrar nos primeiros lotes de restituição. Especialistas recomendam separar os documentos o quanto antes, para diminuir os riscos de cair na malha fina.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com