Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda poderá ter problemas

Entenda como a “malha fina” funciona e veja como consultar sua situação

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você declara Imposto de Renda, certamente já ouviu falar na expressão “malha fina”. Ou seja, quando existem inconsistências com os dados que você declarou e que a Receita possui.

Isso porque a Receita cruza as informações prestadas por diversas entidades com as suas, e se houver algo de diferente é feito uma apuração para que a questão seja resolvida. Sendo assim, se você ainda não recebeu sua reconstituição do Imposto de Renda, pode ser que tenha caído na malha fina também.

Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Pode ser a malha fina

Dessa forma, o melhor jeito de evitar isso é fazer sua declaração do IRPF com antecedência e corretamente. Isso permite que a Receita avise o quanto antes se existem inconsistências, e que você resolva a situação, geralmente com uma retificação.

Assim, se por algum motivo você cair na malha fina, o melhor é entender qual foi o erro e efetuar a correção junto à Receita Federal. É por isso que tanta gente busca ajuda de um contador ou profissional especialista neste processo. Porque isso ajuda a evitar erros na hora de declarar.

Por fim, se você ainda não recebeu a restituição do seu Imposto, o melhor a se fazer é conversar com seu contador ou entrar no site da Receita. Isso permitirá que você verifique se existe algum problema a ser resolvido. Caso decida ignorar a Receita Federal, pode acabar pagando uma multa de até 37,5% sobre o valor devido. Além disso, fica impossibilitado de sacar a restituição.

Então, se você não recebeu a restituição do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal, vá na opção Meu Imposto de Renda, e acesse o extrato de processamento do Imposto de Renda. Lá, você confere todas as informações, inclusive o motivo pela qual sua declaração ficou detida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com