Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei garante seguro-desemprego para MEIs durante pandemia do coronavírus

Projeto de lei garante seguro-desemprego para MEIs durante pandemia do coronavírus. O governo federal está querendo conter a crise que a pandemia do novo coronavírus está causando na economia brasileira. Uma das ações que está sendo feita é o adiantamento do seguro-desemprego para profissionais formais de grandes empresas.

É provável que você também goste:

Em reunião tensa, Mandetta pediu que Bolsonaro não minimize a pandemia do coronavírus: “não é uma gripezinha”

Senado vai votar “coronavoucher”, auxílio de até R$ 1200, na segunda-feira.

Caixa prepara lançamento de conta digital para repassar os R$ 600 do coronavoucher.

Descubra 5 erros que você comete em seu planejamento financeiro.

Projeto de lei garante seguro-desemprego para MEIs, durante pandemia do coronavírus

Para que se consiga se enquadrar, entretanto, o profissional precisa estar atentos aos critérios definidos pelo governo. Ou seja, o benefício é repassado apenas para trabalhadores com vínculo com empresas. Somado a isso, eles precisam ter seus salários e renda mensal alterados como medidas econômicas para garantir a sustentação da empresa no mercado.

Mas e o seguro-desemprego para MEI?

A medida emergencial anunciada pelo governo não prevê MEIs. Entretanto, afim de solucionar esse problema, outras medidas estão em desenvolvimento. Uma delas é o Projeto de Lei (PL) 662/2020.

Portanto, a proposta prevê a concessão de seguro-desemprego para MEIs, durante a pandemia de coronavírus. Mas os valores só seriam liberadores se o empresário comprovar a falta de renda.

Proposta

A proposta, que foi apresentada pelo deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RS), visa garantir o benefício para MEIs. Ou seja, ela integra um pacote de soluções, a curto prazo, para garantir o isolamento social e evitar a propagação do Covid-19.

Segundo justificativa do deputado, o valor poderá ser útil para famílias que possuem o MEI como principal atividade provedora.

Se for aprovado, o empreendedor solicitará o benefício com a apresentação de duas vias de requerimento preenchidas em posto de atendimento da secretaria do trabalho.

O PL ainda não teve despacho das comissões responsáveis. Mas caso haja acordo, a redação poderá ser incluída na pauta de votações do Sistema Remoto de Deliberações do Plenário.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Vergani Fotografia/Shutterstock.