Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é seguro prestamista? É obrigatório para conseguir um empréstimo?

Confira mais sobre esse serviço e se ele é obrigatório.

0

Hoje em dia, cerca de sete em cada dez brasileiros estão endividados, sendo que 24,8% das famílias com contas atrasadas. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 10,9% dos pesquisados não possuem condições para pagar as contas. E nesses casos, o seguro prestamista pode ser uma boa solução. Mas ele é obrigatório para conseguir um empréstimo? É o que veremos a seguir.

É provável que você também goste:

Caixa Tem poderá ter empréstimo para negativados usando FGTS

Empréstimo: Veja como antecipar as parcelas do Crédito Caixa Tem

Empréstimos online: Veja as melhores empresas segundo o Prêmio Reclame Aqui

O que é seguro prestamista? É obrigatório para conseguir um empréstimo?

A modalidade de seguro prestamista é voltada para o pagamento de obrigações financeiras, ou seja, para quitações de dívidas. O termo tem relação com as prestações (prestamista), uma vez que é um tipo de proteção para pessoas que possuem dívidas e, com imprevistos, podem não ter capacidade de pagar.

O seguro prestamista é aplicado para quem possui compromissos financeiros como empréstimo consignado, cartão de crédito, financiamento, consórcios e até condomínio. Com isso, diante da impossibilidade do pagamento, o prestamista entra em ação para cobrir o pagamento das parcelas ou das dívidas.

Então, se alguém financia um veículo, por exemplo, e depois de quitar apenas algumas prestações perde o emprego, o seguro prestamista é uma saída para seguir os pagamentos. O valor pode ser totalmente ou parcialmente quitado; vai depender do que você estabeleceu na apólice do contrato.

Mas, afinal, é obrigatório fazer empréstimo com seguro prestamista hoje? E a resposta é que não. Além de não haver obrigação, há a necessidade de estar bem explícito que a contratação desse seguro é opcional. Na Resolução nº365, de 11 de outubro de 2018, mais especificamente no artigo 9, constam essas opções.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: kenchiro168 / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar