Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Semana de 4 dias já é adotada por empresas brasileiras

Empresas no Brasil começaram a aderir a ideia da semana de 4 dias e começam a oferecer aos funcionários um dia a mais de folga na semana.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Durante a pandemia, muitas empresas adotaram o trabalho híbrido. Dessa forma, algumas instituições em diferentes países começaram a diminuir as horas de serviço com o intuito de ganhar produtividade. 

Assim, dois testes em empresas na Islândia mostraram que a queda na carga horária não resultou na perda de produtividade ou diminuição no desempenho da organização. Contudo, foi relatado pelos funcionários a redução dos níveis de estresse.

Folga no meio da semana

À vista disso, empresas no Brasil começaram a aderir a ideia. Assim, começam a dar aos funcionários um dia a mais de folga na semana sem redução na remuneração.

De acordo com empresas brasileiras ouvidas pelo GLOBO, por mais que tenha diminuído um dia na semana de trabalho, as tarefas não aumentaram nos outros dias da semana.

A empresa de produtos para cachorro Zee.Dog, desde 2020, eliminou as quartas-feiras do calendário profissional de quase toda a equipe. Portanto, apenas as áreas de varejo e logística mantêm a rotina habitual.

O objetivo é incentivar uma maior concentração no início e no fim da semana, com um dia livre para desestressar, o que possibilita maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Semana de 4 dias

Em fevereiro, a agência de comunicação Shoot, que trabalha exclusivamente online, adotou o regime de quatro dias de trabalho por semana. Dessa forma, a equipe foi dividida em dois grupos, sendo que alguns funcionários folgam às sextas e outros, às segundas. O sócio da empresa, Luciano Braga afirmou que a percepção de como os funcionários se sentiam cansados do trabalho, ainda que houvesse poucas tarefas, motivou a decisão.

De acordo com Braga, a semana de cinco dias úteis irá acabar pois acredita que as empresas que dispõem dessa melhor opção se destacam entre os profissionais mais qualificados na hora da contratação. Dessa forma, desde que a semana de quatro dias foi implementada, os processos seletivos têm recebido mais candidatos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: GaudiLab/shutterstock.com