Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Valores a receber: 567 mil pessoas já foram vítimas de golpes financeiros

Em torno de 567 mil pessoas já foram vítimas de golpes financeiros que envolvem o site Valores a Receber. A estimativa é da Psafe, unidade especializada em cibersegurança do grupo CyberLabs. Em suma, as vítimas buscavam saber no Banco Central se teriam algum dinheiro a resgatar em alguma instituição financeira, e acabaram caindo no golpe.

Valores a receber: 567 mil pessoas já foram vítimas de golpes financeiros

Desde o final de janeiro, as pessoas físicas e jurídicas possuem a possibilidade de consultar se os bancos têm algum valor a restituí-los. Porém, o sistema gerou sobrecarga e foi suspenso pelo Banco Central. O retorno aconteceu em 14 de fevereiro, por meio deste endereço: valoresareceber.bcb.gov.br.

Neste meio tempo, os criminosos criaram sites falsos para consultas de fachada. As vítimas recebiam links em e-mails, ou rede sociais, que as levavam aos sites falsos. E assim, elas acabavam sofrendo golpes financeiros. De acordo com o Banco Central, cerca de 28 milhões de pessoas físicas ou jurídicas têm, somadas, R$ 8 bilhões a receber de volta.

Segundo a Psafe, apenas 3 sites de golpes financeiros ganharam, ao todo, mais de 1 milhão de consultas que forneceram dados para criminosos. A estimativa considera o número de usuários Android, que seria de 131,1 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

De acordo com o executivo-chefe de cibersegurança da PSafe, Emilio Simoni, no comunicado da empresa, “Identificamos números bem altos de projeção de vítimas em tão pouco tempo: um site com mais de 567 mil, outro com mais de 308 mil e um terceiro com mais de 180 mil”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com