Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como funciona o empréstimo sem comprovação de renda

Empréstimo sem comprovação de renda pode ser interessante para quem não tem como comprovar a renda, mas há pontos de atenção. Saiba mais!

Você conhece o empréstimo sem comprovação de renda? Como o próprio nome já diz, trata-se de uma linha de crédito que não pede que o contratante comprove sua renda, embora, de alguma forma, direta ou indiretamente, todo crédito precise dessa confirmação. No entanto, de acordo com a Serasa, existem algumas desvantagens.

No momento em que você solicita empréstimo sem comprovação de renda, isso significa que a empresa não vai saber com certeza quanto você recebe. Por conta dessa incerteza, e do risco de inadimplência que a instituição correrá ao liberar o dinheiro emprestado, maiores serão os juros cobrados. E isso não é nada interessante para o contratante.

Solução para quem busca empréstimo sem comprovação de renda

Manter um bom histórico de pagamento é ideal, mesmo no caso de quem possui dívidas. Assim, se você é autônomo e está buscando um empréstimo sem comprovação de renda, pode ser útil adotar hábitos como concentrar recebimentos e pagamentos em só uma conta corrente, fazer a declaração de Imposto de Renda, ter contas de consumo, etc, no CPF.

Veja também: Baixar aplicativo Nubank APK é seguro?

É importante que você não acredite que pagar antecipadamente vai garantir o dinheiro emprestado. A Serasa alerta que isso pode ser um sinal de golpe. Estelionatários costumam espalhar propostas de empréstimo fácil na intenção de chamar atenção das vítimas e deixá-las no prejuízo.

Imagem de várias notas de 100 e 50 reais na mão de uma pessoa
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com

Garantias e indicação de avalistas

Mesmo que você não comprove sua renda, para obter juros mais baixos, você pode oferecer um bem como garantia. No entanto, para ser alienado, o item precisa estar quitado e em seu nome. Caso não pague as parcelas do crédito, a empresa que concedeu o dinheiro poderá leiloar o bem.

Além disso, a Serasa aponta que outra opção no caso de empréstimo sem comprovação de renda é a indicação de avalistas. Como participante do contrato, a pessoa (avalista) precisa comprovar a renda ou ter bens. Contudo, dinheiro emprestado é direcionado para conta de quem pediu, e não do avalista.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com