Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como solicitar o Novo RG

0

O novo RG digital já está disponível para todos os brasileiros. Assim, é importante entender sobre o novo documento, uma vez que ele está confirmado para substituir o antigo. Saiba mais detalhes. 

A princípio, o documento foi criado com o objetivo de unificar as principais informações de uma pessoa em um único registro. Dessa forma, o Governo Federal pretende trazer mais modernidade e segurança para os cidadãos.

É provável que você também goste:

Nova CNH será lançada em junho; confira as mudanças

Já é possível emitir o novo RG; saiba como unificar os seus documentos

Mudanças no RG

A principal mudança no RG é que agora ele estará disponível apenas no app, podendo ser autenticado via QR Code e funcionar mesmo em modo offline. Nesse modo, a validação eletrônica tem o intuito de diminuir os casos de falsificação.

Ademais, este novo formato do RG tem o CPF como registro principal. Assim, a numeração do documento poderá ser usada em certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em carteira de trabalho, CNH, entre outros.

Além disso, o Novo RG Digital servirá como passaporte para viagens nos países do Mercosul, e a possibilidade é dada por meio da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.

Sendo assim, você pode ficar despreocupado quanto ao prazo para solicitar o novo documento, pois o tempo será longo. Entenda a seguir:

  • Crianças de 0 a 12 anos — O RG atual valerá por 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos — O RG atual valerá por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos — O RG atual valerá por tempo indeterminado.

Como emitir o documento

Para solicitar o novo RG, será necessário comparecer à secretaria de segurança pública do seu estado. Inclusive, todas as entidades já foram obrigadas a gerar o documento com as devidas mudanças adequadas.

Dessa forma, o novo registro será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.

Por fim, caso você vá emitir o novo RG sem possuir CPF, o próprio órgão criará o registro automaticamente. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar