Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você quer pedir demissão? Saiba quais valores vai receber

Saiba o que você tem direito a receber ao pedir demissão e como se preparar financeiramente para essa decisão importante!

Pedir demissão é uma decisão importante que pode ter diversas consequências financeiras para o trabalhador. Logo, trata-se de uma iniciativa que envolve não apenas aspectos emocionais, mas também legais.

Dessa forma, saiba mais informações sobre o que o trabalhador pode receber ao pedir demissão, esclarecendo dúvidas comuns sobre o assunto. Continue a leitura para mais informações!

Como formalizar o pedido de demissão para a empresa?

empregador entregando papel de demissão com acordo ao funcionário sentado à mesa
Imagem: SuperOhMo / Shutterstock.com

Para iniciar o processo de demissão, é necessário redigir uma carta de desligamento. Este documento deve ser feito de próprio punho e entregue ao departamento de Recursos Humanos da sua empresa. A carta precisa ser clara quanto à sua intenção de se desligar, mencionando a data de saída.

Ademais, o aviso prévio é obrigatório e pode variar de acordo com o tempo de serviço na empresa, chegando até 90 dias. Optando pelo cumprimento do aviso, você deverá continuar suas atividades pelo período estipulado. Além disso, é fundamental realizar o exame demissional, que tem como objetivo certificar sua saúde no momento do desligamento.

Quais benefícios são mantidos e quais são perdidos?

Ao pedir demissão, você terá direito ao salário proporcional aos dias trabalhados, 13º salário proporcional e férias proporcionais mais um terço constitucional, além das horas extras trabalhadas. Porém, perderá o direito ao saque do FGTS imediatamente, à multa de 40% sobre o FGTS e ao seguro-desemprego.

Embora o trabalhador não tenha acesso ao saque-rescisão imediatamente, é possível optar pela modalidade de saque-aniversário do FGTS, permitindo o saque de uma parte do saldo no mês do seu aniversário. Para isso, será necessário alterar a modalidade de saque no site ou aplicativo do FGTS (Android, iOS).

Veja também:

Crédito fácil: veja quais bancos liberam cartão na hora

Por fim, vale ressaltar que pedir demissão é um passo importante e que deve ter o seu planejamento bem feiro. Conhecer seus direitos e as implicações legais ajudam a fazer uma transição suave tanto para o empregado quanto para o empregador. 

Imagem: SuperOhMo / Shutterstock.com