Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aumento de 4,5% no salário e abono de R$ 300 é aprovado; veja se você vai receber

Descubra os benefícios do aumento de 4,5% do salário. Leia mais para saber se você será afetado e quais são seus novos direitos!

Em ação significativa para a melhoria da vida dos trabalhadores, a Fecomércio RJ anunciou um aumento de salário de 4,5% para os comerciantes do Rio. O reajuste, efetivo a partir de 1º de setembro, beneficiará cerca de 100 mil trabalhadores, dando um fôlego a mais para esses profissionais em meio ao atual contexto econômico.

Junto a esta medida, a instituição também assinou a nova Convenção Coletiva de Trabalho. Essa, em parceria com sindicatos filiados e o Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio, trazendo mais notícias positivas para esse universo de profissionais.

Qual será o impacto deste reajuste de salário?

Um dos impactos significativos do reajuste salarial será o abono de R$ 300 que os trabalhadores receberão para pagamento de retroativos de maio, junho, julho e agosto. Esse valor adicional demonstra a preocupação da Fecomércio RJ em garantir que os profissionais consigam manter seu poder de compra mesmo diante da atual inflação.

Imagem de mão segurando uma carteira de trabalho, com notas de 50 e 100 reais dentro dela, representando reajuste do salário mínimo.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Ademais, além do reajuste salarial e do abono, a Convenção Coletiva de Trabalho 23/24 concedeu aos trabalhadores a possibilidade de levar ao médico duas vezes por ano, sem prejuízo em seu salário, o filho de até 8 anos. Assim, a medida se torna especialmente importante para aqueles que têm filhos pequenos e que precisam conciliar o cuidado com a criança e a rotina de trabalho.

Veja também:

Banco Pan começa setembro realizando demissões em massa

O que é a Fecomércio RJ?

A Fecomércio RJ é uma instituição que agrega 59 sindicatos patronais, líderes empresariais e especialistas. Ela tem o objetivo de promover o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Outrossim, ela oferece soluções, realiza pesquisas e disponibiliza conteúdo relevante para empreendedores e gestores públicos.

Representando mais de 330 mil estabelecimentos, cerca de 2/3 da atividade econômica do estado, a Fecomércio RJ também participa na geração de empregos formais. Isso significa 68% dos estabelecimentos e 60% dos postos de trabalho. Além disso, gera empregos e oferece assistência social, cultura e educação por meio do Sesc RJ, bem como educação profissional pelo Senac RJ.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com