Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se proteger do golpe do bilhete premiado?

0

Embora seja um problema velho, o golpe do bilhete premiado segue fazendo vítimas todos os dias. A armadilha é antiga e geralmente tem idosos como os principais alvos. Neste tipo de golpe, os criminosos criam um tipo de enredo fantasioso para fazer as vítimas acreditarem que, ao ajudar uma pessoa a retirar um prêmio na loteria, elas receberão parte do dinheiro. Sendo assim, confira abaixo, como se proteger do golpe, e como evitar essa situação.

É provável que você também goste:

FGTS de R$ 1 mil: como se proteger dos golpes no Caixa Tem?

4 golpes do Pix que você deve conhecer para não cair em fraude

Como funciona o golpe do bilhete premiado?

O golpe do bilhete premiado funciona assim: você está andando na rua e quando alguém te aborda dizendo que tem um bilhete premiado. Entretanto, não consegue retirar o prêmio na loteria por não saber ler, não ter documento algum, ou porque a religião permite, por exemplo. A pessoa demonstra estar chateada e te pede ajuda para resgatar o valor.

Posterior a isso, uma segunda pessoa aparece em cena e pergunta se vocês precisam de ajuda. E assim, quando a pessoa fica sabendo do bilhete premiado, ela liga para um suposto conhecido da Caixa, que confirma que aquele bilhete é válido.

Em seguida, o dono do bilhete propõe que cada um ganhe uma porcentagem do prêmio, se ajudá-la. Em troca, ela pede uma garantia para poder confiar em vocês. Ou seja, uma transferência bancária, saque ou até bens de valor. E é assim, que o golpe do bilhete premiado acontece. Após pegar a garantia, o criminoso foge.

Como se proteger?

  • Desconfie das promessas de dinheiro fácil e rápido;
  • Mesmo que seja uma história convincente, esteja sempre alerta quando alguém te abordar e ofertar dinheiro em troca de algum favor, ainda mais se você não conhece a pessoa;
  • Não forneça os seus dados bancários, cartões ou senhas para outras pessoas;
  • Não faça saques e nem transfira dinheiro a desconhecidos;
  • Por fim, se você notar que está sendo vítima do golpe do bilhete premiado, ligue para a polícia.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar