Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Exigência de CPF regularizado para receber Auxílio Emergencial é SUSPENSA

Conforme decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), agora não é mais obrigatório estar com o CPF regularizado para receber o Auxílio Emergencial. A decisão, tomada após pedido do governo do Pará, é imediata e vale para todo o Brasil. Confira mais detalhes nessa matéria.

É provável que você também goste:

Quase 30% dos pedidos de Auxílio Emergencial são NEGADOS pelo governo

Beneficiários do Bolsa Família recebem hoje os pagamentos de R$ 600 do auxílio emergencial.

A sua família pode ter direito a R$ 1800 de auxílio emergencial e você nem sabe.

Exigência de CPF regularizado para receber Auxílio Emergencial é suspensa

Com essa decisão, agora não é mais necessário ter o CPF regularizado junto à Receita Federal para ganhar o Auxílio Emergencial. No entanto, ressaltamos que ainda cabe recurso a essa decisão; ou seja, o governo federal ainda pode recorrer.

A decisão foi tomada por meio de uma tutela antecipada e é válida até pronunciamento da 5ª turma do TRF-1.

De acordo com o governo do Pará, que encontrou com o pedido de suspensão da obrigatoriedade do CPF regularizado, essa exigência estava causando aglomerações tanto na Região Metropolitana de Belém quanto em cidades do interior. Tais aglomerações estariam ocorrendo tanto nos Correios quanto em agências bancárias.

Além do TRF-1, o Ministério Público Federal do Pará também foi favorável à suspensão da exigência do CPF regularizado para recebimento do Auxílio Emergencial.

Em sua decisão, o juiz Ilan Presser argumentou que a exigência do CPF regularizado para receber o auxílio emergencial estimula aglomerações de pessoas, contrariando as medidas sanitárias impostas para evitar o crescimento da pandemia do coronavírus.

CPF pode ser regularizado pela internet

Apesar dessa decisão judicial, lembramos que você não é obrigado a ir aos Correios ou a um posto da Receita Federal para regularizar seu CPF. Conforme explicamos nessa matéria, o seu CPF pode ser regularizado pela internet. Além disso, a Receita Federal anunciou que vai regularizar automaticamente os CPFs com pendências eleitorais.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com