Desde que as fintechs começaram a oferecer as contas de pagamento e contas digitais, os bancos tradicionais passaram a oferecer também. E olha que elas têm muitos benefícios. Por exemplo, zero tarifas, cartão de crédito sem anuidade, transferências, saques ilimitados e gratuitos e muito mais. Um bom exemplo disso, é o Banco Inter, que oferece uma conta completa e que você não paga nada por isso. Entretanto, será que dá pra viver com contas digitais e abandonar a conta do banco normal? Confira este artigo e tire as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

WoW: Cliente do Nubank se estressa em compra de ingresso e recebe kit para cinema em casa.

Score de crédito do Serasa ou Boa Vista: quais os bancos consultam?

Será que é possível viver somente com contas digitais?

A cada dia aparece uma nova conta digital e que oferece mais vantagens que as outras. Imagine você nunca mais precisar se deslocar até o seu banco fisicamente, ter que passar pela porta giratória, muito provavelmente ficar preso por lá, pelos molhos de chaves e celular, e ter que enfrentar longas filas para o atendimento. Agora, com um banco digital, você não precisa passar por nada disso. Basta instalar um App no seu Smartphone, abrir uma conta em alguns minutos e começar a aproveitar.

E olha que tem opções para todos os gostos. Temos o Banco Inter, Nubank, Neon, Agibank, Sofisa Direto, next do Bradesco e muito mais. Alguns bancos inclusive oferecem algumas vantagens adicionais, como prêmios nas indicações de amigos. O Sofisa Direto, por exemplo, a cada amigo indicado você ganha R$ 50 em bônus e ele também. Aqui segue o meu convite. Basta baixar o Aplicativo e adicionar o código EGVM528066.

Vantagens de uma conta digital

Com uma conta digital você pode fazer praticamente tudo, como investimentos, transferências DOC ou TED, saques gratuitos e ilimitados, e até cartão de crédito sem anuidade. Contudo, há algumas particularidades, como a dificuldade de se colocar uma conta em débito automático, entre outras situações.

Problemas em viver com contas digitais

Existem alguns problemas em se utilizar apenas uma conta digital. O principal deles é a questão do atendimento. A maior parte dos bancos digitais possuem um atendimento deficitário, e demoram horas para responder a uma simples demanda pelo chat. O Nubank é a exceção, e realmente o chat é muito dinâmico, e você consegue resolver todos os seus problemas por lá.

Outra situação é os saques nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. Alguns bancos digitais ainda cobram pelo saque, como o Nubank. Em um grande banco, pagando a taxa mensal, pelo menos você terá direito aos saques ilimitadas nos caixas do seu banco e adicionalmente nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.

Por fim, se você concentrar o seu dinheiro em bancos digitais, pode ser que aconteçam alguns problemas, como um bug no App que você está utilizando. Em caso de urgência, quem vai acabar salvando você vai ser um banco tradicional.

É possível viver com contas digitais?

Ao utilizar contas digitais você pode economizar um bom dinheiro. Porém, você precisa tomar um pouco de cuidado a migrar completamente para uma conta digital. Na minha opinião, o ideal é ir mantendo pelo menos uma conta com tarifas essenciais em um grande banco, e dividir os seus investimentos.

Enfim, gostou do artigo?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.